quinta-feira, 11 de março de 2010

Símbolo de Multiplicação "×"

O símbolo de multiplicação  × (xis ou vezes) pode também ser representado por:

  • ou por · (um ponto situado a meia altura)
  • ou um * (asterisco)

Ou seja:

5 × 4  = 5 · 4 = 5 * 4


O sinal do produto deriva da utilização do símbolo da cruz de San Andrés para os cálculos de proporções na antiguidade. O clérigo inglês William Oughtred, que viveu entre fins do Século XVI e princípios do XVII, usou este símbolo e o propôs, entre muitos outros, para designar as operações de multiplicação, empregou-o pela primeira vez, no livro Clavis Matematicae publicado em 1631.

Ainda em 1631, Harriot, para indicar também o produto a efetuar, colocava um ponto entre os fatores. Em 1637, Descartes já se limitava a escrever os fatores justapostos, indicando, desse modo abreviado, um produto qualquer. Contudo, o ponto foi introduzido como um símbolo para a multiplicação por Leibniz. Julho em 29, 1698, a qual  escreveu em uma carta a John Bernoulli:

"eu não gosto de × como um símbolo para a multiplicação, porque é confundida facilmente com ×; freqüentemente eu relaciono o produto entre duas quantidades por um ponto ".

Assim, Leibniz decidiu utilizar o ponto simples para indicar multiplicação "·", que também se utiliza na atualidade para o produto. De acordo, a Venturi, o simbolo "×" é provável que seja originário de uma alteração do símbolo de +.

O asterisco que é usado frequentemente em computação pois está presente em praticamento todos os tipos de teclado. O sinal do asterisco vem da linguagem de programação FORTRAN, uma linguagem de máquina desenvolvida a partir da década de 1950 e que continua a ser usada hoje em dia, porém,  o asterisco não é usado quando escrevemos matemática à mão, pois não é um símbolo matemático mas sim um operador de multiplicação.

Referência:

Site: Só Matemática
Venturi, Jacir J. Álgebra Vetorial e Geometria Analítica. 9º ed. Curitiba-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...