sexta-feira, 12 de março de 2010

MEDICINA

A medicina é a ciência que está mais diretamente ligada à vida. Responsável pela prevenção, detecção e cura das doenças - físicas e psicológicas - que acometem os seres humanos, os médicos, podem se valer, hoje, de diversos avanços tecnológicos e científicos que propiciam a descoberta da cura de muitos males.

As atividades desse profissional estão diretamente relacionadas ao estudo dos fenômenos biológicos do organismo humano, à pesquisa de novos tratamentos e medicamentos e aos exames clínicos de modo geral.
Ao contrário do que acontecia em outros tempos, dispomos hoje de um grande números de profissionais especializados no tratamento de um órgão ou de um sistema de órgãos - o que permite maior aprofundamento e maior conhecimento sobre todos os mecanismos que compõem o corpo humano.
A medicina forma profissionais especializados em pediatria, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, anestesiologia, cirurgia e ortopedia, clínica médica, dermatologia, radiologia, neurologia, psiquiatria, medicina legal, saúde pública, patologia, entre outros ramos.

O médico esta apto para trabalhar em hospitais, clínicas, casas de saúdes, sanatórios, escolas, laboratórios, instituições públicas ou recreativas, instituições cientificas e de pesquisas. Pode, ainda exercer atividade liberal montando clínica própria.

A matemática esta presente nessa atividade - tão antiga quanto diversificada - e muito contribui para o seu desenvolvimento. Apesar de os médicos não necessitarem do conhecimento pleno dessa ciência, necessitam de conhecimentos inter-relacionados de estatísticas, física e matemática, para que possam alcançar bons resultados em seu trabalho.


Referência:

Machado, Antônio dos Santos. Matemática na escola do 2º grau - Vol 1. S. Paulo: Atual, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...