segunda-feira, 3 de maio de 2010

P=NP?

Todo problema não polinomial tem uma resolução polinomial?


Tal desafio é descobrir se os problemas resolvidos por tentativas admitem uma solução rápida. Um computador poderá organizar a grade horária de uma escola em poucos segundos.

Estamos tratando de duas classes, sendo que a principal distinção entre elas está nos problemas que são do tipo  P (tempo polinomial) e aqueles que não são. 
 
Um problema é do tipo P quando ele pode ser resolvido utilizando um algoritmo cujo tempo de execução é limitado por alguma potência fixa do número de símbolos exigidos para especificar os dados iniciais. Caso contrário o problema é chamado não P.
  
Podemos provar que um problema é do tipo P fornecendo um algoritmo que resolva o problema em tempo polinomial. Por exemplo, está na classe P o Problema do Inspetor de Estradas. Em contraste, acredita-se que o Problema do  Caixeiro  Viajante esteja na classe  não P, mas isso nunca foi provado.
 
Coloca-se, então, a seguinte questão:  por que é difícil provar que um dado problema está na classe não P ? A resposta é bastante simples. Você teria que contemplar todos os possíveis algoritmos e mostrar que nenhum deles resolve o problema proposto em tempo polinomial.

Agora a classe NP (nondeterministic polynomial time) é composta pelos problemas para os quais você pode verificar se uma solução proposta é uma solução em tempo polinomial. Claramente temos P⊂NP. Uma conjectura foi então formulada:  P = NP ?  É crença de muitos que a classe NP contenha propriamente a classe P. 
 
 
Referências:
 
STEIN, James D. Como a matemática explica o mundo: o poder dos números no cotidiano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...