terça-feira, 29 de junho de 2010

Marie-Sophie Germain

 Marie-Sophie  Germain (1776 - 1831)

Marie-Sophie

Matemática francesa nascida em Paris no ano de 1776, a primeira mulher que, não sendo a esposa de um membro, podia participar das conferências da Académie des Sciences de Paris. Filha de um comerciante bem sucedido adquiriu o gosto pela matemática ainda criança e, por ser mulher, teve que ser autodidata, mas contou com o incentivo do pai. Dedicou-se inicialmente a estudar os trabalhos de Leonhard Euler (1707-1783) e Isaac Newton (1643-1727). Tinha 18 anos quando foi aberta a École Polytechnique de Paris (1794), um centro de excelência para a formação de matemáticos e cientistas reservado exclusivamente para homens.

Para poder entrar na academia, assumiu clandestinamente a identidade do Monsieur Antoine-August Le Blanc, quando este deixou Paris e sem que o mesmo soubesse, e passou a colaborar continuamente com suas respostas aos problemas, como se fosse Le Blanc. O supervisor do curso, Joseph-Louis Lagrange (1736-1813), surpreso com a repentina e extraordinária subida de qualidade do antes medíocre aluno, solicitou-lhe um encontro e, assim, ela foi descoberta.

No entanto Lagrange tornou-se seu mentor e amigo e, finalmente, ela teve um professor de alto nível para orientá-la em sua atividades. Embora já tivesse uma certa reputação em Paris, por ser mulher ainda continuou empregando seu pseudônimo sempre que lhe convinha, principalmente quando tratava de corresponder-se com outros matemático de renome de outros países. A correspondência de Sophie com o matemático Adrien-Marie Legendre trouxe uma contribuição importante para a Teoria dos Números. Ela também se destacou nos estudos da Matemática Pura, da Matemática Aplicada.

Depois dos 30 anos de idade, mudou seus interesses para a física, disciplina na qual também foi brilhante, por exemplo, dando importantes contribuições para a moderna teoria da elasticidade, apesar de continuar sofrendo dos mesmos preconceitos antifeministas. Seus estudos para estabelecer a teoria da elasticidade dos metais foram fundamentais para a construção da Torre Eiffel, mas por preconceito seu nome foi omitido da relação dos 72 sábios cujas pesquisas contribuíram definitivamente para a construção do famigerado e notável monumento.

Sophie demonstrou o último teorema de Fermat (1601 - 1665)  para alguns valores específicos de números primos, que ficaram conhecidos por "Primos de Sophie Germain". Estes números primos caracterizam-se pelo fato de o seu dobro mais a unidade constituirem também números primos. Devido a essas pesquisas recebeu uma medalha do Instituto de França.

A convite do amigo e admirador Carl Gauss (1777-1855), iria receber o grau honorário da Universidade de Göttingen, mas antes que a universidade lhe tivesse concedido a honraria, morreu de câncer no seio, em Paris. Antes de morrer, Sophie escreveu um ensaio sobre a filosofia da ciência, que foi elogiado pelo filósofo Augusto Comte. Nunca se casou, e sendo uma das mulheres mais crânio de todos os tempos, teve a notícia oficial de sua morte publicada como uma solteira sem profissão.

Referências:

http://ecalculo.if.usp.br/historia/marie_sophie.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...