segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Matemática pulsa no dia-a-dia

A matemática foi “criada” com  finalidade de facilitar o modo de convivência dentro da sociedade. É impossível imaginar o mundo atual sem o emprego dessa disciplina.
Em diversas situações do dia a dia, a matemática é empregada e isso acontece de forma tão natural, que muitas vezes nem percebemos. Seria difícil ir ao supermercado, ao shopping,  entender um campeonaato de futebol, pagar uma conta no banco ou até mesmo observar as horas em um relógio de pulso sem ter o conhecimento mínimo da matemática. O cidadão se depara com situações que exigem raciocínio matemático como adição, subtração, divisão e multiplicação. E não somente as quatro operações básicas que aparecem no cotidiano. Muitas vezes, as pessoas acabam fazendo cálculos complexos para resolver situações do dia-a-dia e nem percebem que estão praticando a Matemática.
Alguns se identificam tanto com a matemática, que resolvem aprofundar-se cada vez mais no estudo da mesma, enquanto outros buscam apenas o conhecimento básico para inserir-se na sociedade.
Essa ciência tão antiga procura desvendar o que à primeira vista parece impossível, pois o desafio é o seu estímulo. Devemos enxergá-la como uma guerreira e não como um “bicho de sete cabeças”, pois ela, tão íntegra e justa, só aceita a verdade quando absoluta. A matemática é indispensável ao ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...