quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Snel, Willebrord

Snel
Snel, Willebrord (1580--1626)

Matemático germânico nascido em 1580 em Leiden, hoje na Holanda, descobridor da lei de refração da luz e criador da geodésia.. Seu pai era professor de matemática na Universidade de Leiden e Snel foi seu aluno. Quando o pai morreu, ele sucedeu-o como professor. Viajou por toda a Europa encontrando cientistas como Brahe e Kleper. Muitos dos seus trabalhos aplicavam a matemática à determinação do tamanho e da forma da Terra e à confecção de mapas e pesquisas. 
Em 1624 ele publicou Tiphys batavus, um livro sobre navegação. Ao aplicar a matemática à astronomia, Snel publicou suas descobertas em dois livros: Cychometricus de circuli dimensione e Concerning the comet. Ele desenvolveu importantes resultados envolvendo a medida da refração da luz à medida que ela se propaga em meios diferentes. Embora não tenha publicado o trabalho, Descartes o fez dez anos depois da morte de Snel e hoje o resultado é conhecido como "lei de Snel".   
Podemos relatar que na matemática ele aperfeiçoou métodos clássicos de cálculos de polígonos e descobriu a lei dos senos. Salientando que sua mais conhecida descoberta foi a lei da refração, base da ótica moderna, embora não a tenha publicado, só se tornando conhecida com a publicação de Huygens, Snell\s result in Dioptrica. Outra obra importante sua foi Tiphys batavus, publicado dois anos antes de sua morte na sua cidade natal, onde deu grande contribuição para a navegação com seus estudos sobre loxodromia, curva traçada na superfície de uma esfera, que corta todos os meridianos, sob o mesmo ângulo.
    

Principais obras:
  
Tiphys batavus; 
Cyclometricus de circuli dimensione; 
Concerning the Comet 



Referência:


Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...