quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quem não conhece os código de barras?

Ele está presentes em todos países do mundo e para qualquer produto que olhamos, lá está ele de novo. Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner. Assim, nos dias atuais, todas as empresas identificam os seus produtos com um código de barras.

O código EAN/UPC é um sistema internacional que auxilia na identificação inequívoca de um item a ser vendido, movimentado e armazenado, sendo o EAN-13 o mais conhecido e utilizado mundialmente. A estrutura numérica do código é basicamente constituído de 13 dígitos (AAA EEEE PPPPP D) distribuídos da seguinte maneira:

  • AAA são os três primeiros  digitos que identifica o pais, por exemplo, o prefixo 789 corresponde ao Brasil.
  • EEEE é o número da empresa cadastrada na EAN Brasil.
  • PPPPP é o código do produto fabricado por ele.
  • D é o dígito de controle, para que o leitor não cometa erros no memento de identificação do código de barras.

Vale ressaltar que os números da empresa variam de empresa para empresa, os números que identificam o item variam de item para item e o dígito verificador deve ser recalculado a cada variação na numeração. Existem outros tipos de códigos padrões para diversas aplicações.

Referência:
 
Seti: Acesso e Ponto
Seti: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...