quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Matemática & Gregos

Matemática & Gregos
Matemática é muito mais que contar e medir, e Hélio Cyrino destaca isso muito bem, indo às origens do pensamento grego que deu origem ao que hoje entendemos por Matemática. Sua visão externalista da História da Ciência fala, em linguagem simples e historicamente correta, da Economia, da Sociedade, da Educação, da Filosofia e da Matemática na Grécia e, assim, monta o cenário no qual Tales, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Euclides e Arquimedes se movimentarão. 

E então Hélio não se esquece que Matemática na escola é também contar e medir e que seu livro será lido por alunos que estão cursando nossas escolas, onde a Matemática aparece essencialmente associada à Aritmética e à Geometria tradicional. Vemos fatos geométricos e aritméticos que comparecem nos currículos enriquecidos de forma amena, agradável, e destacamos correta, sem cair no anedotário.
 
Uma bibliografia, que resiste a tentação da demonstração pedântica de erudição e se limita a obras acessíveis ao público a que se destina o livro, completa este agradável e útil primeiro volume de uma prometida série sobre História da Matemática. Assim, o livro coloca o leitor em contato com aspectos da matemática, como uma ciência que não apenas mede e conta, mas que, numa visão abrangente do conhecimento, propõe-se a explicar o mundo a maneira mais real possível, observando e levando em conta as experiências humanas. 


Autor: Helio Cyrino
ISBN: 8576700298
Páginas: 117
Edição: Edição
Tipo de capa: Brochura
Editora: Atomo Editora
Ano: 2006
Idioma: Português 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...