terça-feira, 15 de maio de 2012

II S.M. do Ifes/Vitória, III S.E.M.E.T. & IX E.C.E.M

II Semana de Matemática do Ifes/Vitória,
III Seminário de Educação Matemática e Educação Tecnológica
IX Encontro Capixaba de Educação Matemática

"Indissociabilidade entre educação matemática, educação tecnológica e inclusão social"

 Entre os dias 17 a 19 de maio de 2012

Apresentação:

Nas últimas décadas do século XX a Educação Matemática brasileira passou a se constituir em relevante campo de pesquisa congregando professores de matemática em todos os níveis de ensino, numa perspectiva de ampliação da concepção de formação humana, pela superação da visão fragmentária e descontextualizada do conhecimento matemático. Conforme salienta D’Ambrósio, a concepção predominante nas práticas pedagógicas ao longo do século XX apoiou-se numa visão de matemática caracterizada unicamente pelo formalismo dessa ciência, levando a pouca aplicabilidade e quase nenhuma relação com a dimensão histórico-cultural desse conhecimento milenar e que se acha presente em todos os povos e culturas. Tal fato contribuiu para tornar o conhecimento matemático em fator de exclusão educacional, aspecto prejudicial ao desenvolvimento humano, visto que a ciência matemática representa relevante papel na sociedade contemporânea.

Nessa perspectiva, a proposição deste evento com o tema “Indissociabilidade entre educação matemática, educação profissional e inclusão social” integra o conjunto de ações implementadas pelos professores pesquisadores do Ifes, com a colaboração de alunos do curso de licenciatura em matemática e professores pesquisadores de outras instituições no sentido de possibilitar a socialização do conhecimento construído em educação matemática por meio das experiências e pesquisas de professores, alunos e comunidade científica, em especial, no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem de matemática, tendo como referência a cultura e a diversidade do Estado do Espírito Santo e do Brasil.

Objetivo Geral:

Promover o intercâmbio científico-cultural pela socialização e divulgação dos trabalhos de pesquisa entre professores-pesquisadores da área de educação matemática que atuam na Educação Básica ou Educação Superior, estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFES e de outras instituições de ensino, na busca do aperfeiçoamento do conhecimento matemático.

Objetivos Específicos:
  • Contribuir com a formação inicial e continuada do professor de matemática, possibilitando uma melhoria no ensino-aprendizagem de matemática na educação básica no estado do Espírito Santo. 
  • Oferecer à comunidade científica de educação matemática do Estado do Espírito Santo e outras regiões, as condições para apresentação e discussão da produção científica nas diversas tendências em educação matemática. 
  • Discutir aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação matemática. 
  • Gerar ambientes de socialização de experiências inovadoras para as aulas de matemática.

Público Alvo:
  • Professores de matemática da educação básica e educação superior.
  • Professores que lecionam matemática na educação infantil e séries iniciais.  
  • Pesquisadores em Educação Matemática, Matemática Aplicada e Áreas Correlatas. 
  • Alunos de graduação em Matemática e pós graduação em Educação, Educação Matemática, Matemática e áreas afins.

Local: Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória.
Endereço: Avenida Vitória, 1729 - Jucutuquara. Vitória - ES 
Maiores informações em: https://sites.google.com/site/educacaomatematicaifes/home
Contato: ifesmatematica@gmail.com
Telefones: (27) 3331 2182 ou 3331 2241


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...