MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

segunda-feira, 11 de abril de 2016

IV SEMINÁRIO DE ESCRITAS E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – VI SELEM


13 e 14 de maio de 2016


Apresentação

O Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática - SELEM é um evento que reúne pesquisadores da Educação Matemática e professores de diferentes níveis de ensino para discussão de temáticas relacionadas à leitura, escrita e linguagem aplicadas ao ensino de Matemática e à relação destas com outras áreas de conhecimento, possibilitando a socialização de pesquisas e de relatos de experiências.

Portanto, interessam às discussões desse evento, a escrita, a leitura e todas as formas de linguagem que fazem interface com a Educação Matemática, desde a língua materna, as tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC e toda a semiose utilizada para ensinar e aprender Matemática. São elas práticas sociais e habilidades fundamentais à apreensão e à manipulação de representações matemáticas para melhor compreensão de seus conhecimentos.

As três primeiras edições do SELEM aconteceram anualmente, sendo que o I SELEM ocorreu na Universidade São Francisco - USF, no Campus Itatiba-SP, nos dias 1º e 2 de junho de 2012; o II SELEM aconteceu na Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, no campus Anália Franco-SP, nos dias 24 e 25 de maio de 2013; e o III SELEM, por sua vez, ocorreu na Universidade Federal de Lavras - UFLA, em Lavras-MG, nos dias 15 e 16 de agosto de 2014. A partir desta quarta edição o Seminário passa a ocorrer em intervalos bianuais.

A ser realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, em Natal-RN, nos dia 13 e 14 de maio de 2016, o IV SELEM reafirma a proposta das edições anteriores de ser um espaço de integração de professores de todos os níveis da Educação Básica aos diálogos acadêmicos. Para isso, o evento disponibiliza espaços de socialização de experiências e resultados de pesquisas, estudos, debates e reflexões, abertos à professores da Educação Básica, alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores com interesse na temática do Seminário.

A programação conta com atividades de cunho científico e pedagógico, no formato de palestras, mesas-redondas, minicursos e sessões de comunicação oral, em que são apresentadas e debatidas as produções do conhecimento na área, divulgam-se experiências, bibliografias e materiais instrucionais.

A Comissão Organizadora conta com a participação de professores, alunos de graduação e de pós-graduação e de servidores técnicos da UFRN, além de professores da Educação Básica de escolas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte - RN.

No que refere ao trabalho com a leitura, a escrita e a linguagem, a UFRN destaca-se pelo trabalho realizado por pesquisadores do Grupo de Estudos em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa - Contar, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECNM; do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividade - GRIFARS; do Grupo de Pesquisa, Educação e Linguagem, vinculados ao PPGEd; e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL. Além da experiência com a realização do Seminário Educação e Leitura – SEL, promovido pelos PPGEd e Centro de Educação - CE, que realizou em 2013 sua 7ª edição, sob a coordenação do Grupo de Pesquisa Educação e Linguagem.

Destaca-se, ainda, o fato da UFRN ser uma Instituição de Ensino Superior consolidada, que dispõe de uma infraestrutura física que tem abrigado diversos eventos de grande porte como, por exemplo, o V Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC, o XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, o XXVII Simpósio Nacional de História, o XI Seminário Nacional de História da Matemática, Reunião da SBPC, Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, dentre outros.

Com uma programação rica e a acolhida nordestina, desejamos que os participantes aproveitem ao máximo toda a riqueza de debates e apresentações promovidos por este evento, ampliem suas relações de amizades e tenham uma excelente estadia em Natal.


Objetivos

O IV SELEM se propõe a:

- Proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da matemática que se ensina e se aprende entre: professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, estudantes da graduação e da pós-graduação em Educação e em Educação Matemática, pesquisadores e outros profissionais envolvidos com a temática do evento.

- Promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas com as leituras e escritas tanto de alunos quanto de professores da Educação Básica.

- Promover um espaço para discussão e socialização das experiências desenvolvidas em projetos de parceria entre universidade e escola, como o PIBID e o Observatório da Educação.

- Promover a divulgação de pesquisas sobre a temática do evento.


- Constituir-se num espaço para aprendizagens de novas metodologias para o ensino de Matemática, com a mediação das linguagens.

- Promover reflexões sobre as políticas públicas de formação docente (inicial e continuada) e curriculares no campo da Educação Matemática.

- Possibilitar o intercâmbio com pesquisadores de outras áreas ligadas às questões da linguagem e da comunicação.



Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal – RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário