O Maxima é uma linguagem computacional que permite realizar cálculos numéricos e simbólicos, representações gráficas e efectuar programação, possuindo uma grande variedade de comandos para os mais variados fins em Matemática e aplicações. É um software de livre acesso, disponível para os sistemas operativos usuais, isto é, para cálculos matemáticos, semelhante ao MatLab e ao Mathematica. Trata-se de um sistema de álgebra computacional para manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo a diferenciação, integração, série de Taylor, transformações de La Place, equações diferenciais ordinárias, sistemas de equações lineares, polinomiais, e séries, listas, vetores, matrizes. O Maxima produz resultados precisos usando seu sistema especial de “floating” e pode trabalhar com funções e dados em duas ou três dimensões.
Maxima é derivado do sistema Macsyma, o sistema legendário da álgebra do computador desenvolvido nos anos de 1968 a 1982 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts como parte do Projeto MAC. MIT remanejou uma cópia do código fonte do Macsyma para o Departamento de Energia em 1982; aquela versão é agora conhecida como Macsyma DOE. Uma cópia do Macsyma DOE (Departamento de Energia) foi mantida pelo Professor William F. Schelter da Universidade do Texas de 1982 até sua morte em 2001.
Em 1998, Schelter obteve permissão do Departamento de Energia para liberar o código fonte do Macsyma DOE sob a Licença Pública GNU, e em 2000 ele iniciou o projeto Maxima no SourceForge para manter e desenvolver o Macsyma DOE, agora chamado Maxima.
O Maxima é um potente software, que permite:
I. Efectuar cálculos numéricos e simbólicos;
II. Traçar gráficos bidimensionais e tridimensionais;
III. Elaborar implementações computacionais eficientes e precisas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário