Matemático germânico nascido em 1580 em Leiden, hoje na Holanda, descobridor da lei de refração da luz e criador da geodésia.. Seu pai era professor de matemática na Universidade de Leiden e Snel foi seu aluno. Quando o pai morreu, ele sucedeu-o como professor. Viajou por toda a Europa encontrando cientistas como Brahe e Kleper. Muitos dos seus trabalhos aplicavam a matemática à determinação do tamanho e da forma da Terra e à confecção de mapas e pesquisas.
Em 1624 ele publicou Tiphys batavus, um livro sobre navegação. Ao aplicar a matemática à astronomia, Snel publicou suas descobertas em dois livros: Cychometricus de circuli dimensione e Concerning the comet. Ele desenvolveu importantes resultados envolvendo a medida da refração da luz à medida que ela se propaga em meios diferentes. Embora não tenha publicado o trabalho, Descartes o fez dez anos depois da morte de Snel e hoje o resultado é conhecido como "lei de Snel".
Podemos relatar que na matemática ele aperfeiçoou métodos clássicos de cálculos de polígonos e descobriu a lei dos senos. Salientando que sua mais conhecida descoberta foi a lei da refração, base da ótica moderna, embora não a tenha publicado, só se tornando conhecida com a publicação de Huygens, Snell\s result in Dioptrica. Outra obra importante sua foi Tiphys batavus, publicado dois anos antes de sua morte na sua cidade natal, onde deu grande contribuição para a navegação com seus estudos sobre loxodromia, curva traçada na superfície de uma esfera, que corta todos os meridianos, sob o mesmo ângulo.
Principais obras:
Tiphys batavus;
Cyclometricus de circuli dimensione;
Concerning the Comet
Principais obras:
Tiphys batavus;
Cyclometricus de circuli dimensione;
Concerning the Comet
Referência:
Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário