quinta-feira, 3 de julho de 2014

4º SIPEMAT

4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 
Educação Matemática e contextos da diversidade cultural 
29, 30 de junho e 01 de julho de 2015 

Um pouco do nosso caminhar...

O SIPEMAT é um encontro que nasceu de um debate acerca de questões relativas ao ensino de estatística, ganhou corpo e ampliou sua abrangência para discussões pertinentes a diferentes aspectos da Educação Matemática. Juntou-se a estes fatores o interesse em promover um encontro de nível internacional no Nordeste, uma vez que eventos desse porte ocorrem prioritariamente no eixo Sul-Sudeste. Desde o início, o SIPEMAT tem buscado congregar educadores matemáticos do Brasil e do exterior. Assim, tem-se avançado no sentido de se estabelecerem intercâmbios, visando à realização de pesquisas e publicações, de modo a integrar experiências que conduzam a avanços nos debates acerca da aprendizagem e do ensino da Matemática. 

As duas primeiras edições aconteceram no Estado de Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Em sua terceira edição o evento foi realizado no Estado do Ceará, em Fortaleza, com a organização do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC e do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE. 

O 1º SIPEMAT aconteceu em 2006, discutindo o tema “Um olhar ampliado sobre a sala de aula”, buscando articular a vertente da pesquisa à questão do ensino e da aprendizagem dessa disciplina. O evento contou com a participação de cerca de 300 participantes. Estiveram presentes pesquisadores da França, Portugal e Inglaterra, que trouxeram suas reflexões acerca da pesquisa nessa área e suas relações com a sala de aula de Matemática. 

Em 2008, foi realizado o 2º SIPEMAT visando avaliar as duas décadas de pesquisa sobre a Matemática trabalhada dentro e fora da sala de aula. Esta temática teve como marco as pesquisas em Etnomatemática, bem como a publicação da coletânea Na Vida, dez; na escola, zero, que estava comemorando 20 anos de sua publicação. O público ampliou-se, em relação ao evento anterior, apresentando cerca de 450 participantes. Os países que se fizeram presentes foram França e Estados Unidos. 

Acreditando na necessidade de integrar nos debates sobre a Educação Matemática aqueles profissionais que majoritariamente são responsáveis pela formação matemática da sociedade, a terceira edição (3º SIPEMAT), no Estado do Ceará no ano de 2012, além dos alunos de pós-graduação e dos pesquisadores, agregou professores da Educação Básica. Desta maneira, o número de participantes foi ampliado para 1500 participantes. Participaram pesquisadores convidados da França, Estados Unidos, Inglaterra, Chile e Israel. O tema debatido foi: Matemática, Cultura e Tecnologia. 

Para 2015, o 4º SIPEMAT voltará a focar nas discussões mais circunscritas a pesquisa, tendo como público alvo alunos de pós-graduação e pesquisadores e, será sediado 
pela Bahia se configurando no terceiro Estado da Região Nordeste do Brasil a realizar esse evento. Assim, contará com a organização do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Buscar-se-á abranger pesquisadores do Brasil, Portugal, África, dentre outros.


A realização da quarta edição do SIPEMAT no Estado da Bahia de maneira específica na UESC com a organização do PPGEM se, justifica, por ser neste contexto que se encontra o primeiro Mestrado da área de Educação Matemática da região Nordeste do Brasil, iniciado no ano de 2012, mesmo ano que ocorreu o 3º SIPEMAT. Dessa forma, a sinergia da comunidade de pesquisadores envolvidos com o SIPEMAT impulsionou a contemplar o PPGEM com o cenário de debates das pesquisas que estão sendo desenvolvidas pela área de Educação Matemática. 

A área de Educação Matemática vem passando por diferentes avanços no cenário mundial e, diferentes perspectivas de pesquisas surgem nesse cenário. Uma dessas perspectivas é impulsionada pela presença de múltiplas culturas, nacionalidades, raças e etnias nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Tomando como base a complexidade e diversidades culturais, a necessidade de ampliar as pesquisas e as discussões é latente, assim como a busca da ampliação da produção de conhecimentos científicos que atendam às demandas específicas por uma Educação Matemática Crítica e Inclusiva. 

O Brasil possui uma grande tradição de estudos culturais em Educação Matemática, tendo o professor Ubiratan D’Ambrósio como seu principal expoente. Além disso, diversos trabalhos também foram desenvolvidos mostrando o pensamento matemático em grupos culturalmente diversos como povos indígenas, quilombolas, pescadores e vendedores de rua, dentre outros. Mas, é necessário ampliar as discussões e buscar o diálogo direto numa esfera internacional. 

Estamos a exatos 12 meses do 4º SIPEMAT e pesquisadores nacionais e internacionais começam a confirmar suas presenças, os seguintes nomes internacionais e nacionais confirmaram presença no 4º SIPEMAT: 

Dr. Paulus Gerdes da Universidade Pedagógica, Moçambique na África; 
Dr. João Pedro da Ponte da Universidade de Lisboa em Portugal; 
Dr. José Aires de Castro Filho da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza no Ceará; 
Dra. Siobhan Victoria Healy da Universidade Anhanguera de São Paulo - em São Paulo.


Mais informações no site de divulgação inicial: http://ppgemuesc.com.br/sipemat4/ 




III Colóquio de Matemática da Região Nordeste

O III Colóquio de Matemática da Região Nordeste será realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Campus Soane Nazaré, Ilhéus-Ba, do dia 29 de Setembro a 3 de outubro de 2014, tendo como alvo predominante a comunidade de estudantes e professores dos estados da Região Nordeste. O colóquio contará com palestras plenárias, mini cursos, apresentação de pôsteres e sessões técnicas em diversas áreas.

Este colóquio tem como principais objetivos:

Promover a divulgação da Matemática, apresentando resultados de pesquisa e experiências de ensino na área, informando os participantes sobre a abrangência de atuação profissional da Matemática nos mais diversos temas.

Incentivar o intercâmbio de ideias e informações entre as áreas de conhecimentos,  meio a exposições de trabalhos e iniciativas na produção de novas tecnologias para o ensino de Matemática em todos os níveis, como por exemplo, de iniciação científica, mestrado, ProfMat e doutorado;

Consolidar a pesquisa, a pós-graduação e a colaboração entre os estados da região no desenvolvimento de projetos e na formação de recursos humanos qualificados;

Promover o encontro de professores/pesquisadores da região em sessões temáticas, dando a oportunidade de integração entre as instituições regionais com grandes centros consolidados do país, e assim contribuir  para a discussão de problemas regionais com possíveis estratégias e perspectivas de solução.

Datas importantes:

Inscrições: 01 de Junho a 19 de Setembro de 2014
Envio de Propostas de Minicursos: 27 de fevereiro a 27 de Abril de 2014. (Encerradas)
Envio de propostas de apresentação de trabalhos(Oral ou pôster): 15 de maio a 31 de Julho de 2014.

Contato

Endereço: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ 
Campus: Soane Nazaré de Andrade; Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho, CEP: 45662-900; Ilhéus/BA.
Pavilhão: Júlio Cascado, ProfMat
Telefone: (73) 3680-5422

segunda-feira, 9 de junho de 2014

UESB/2004.1

(UESB/2004.1) Dos conjuntos A e B, sabe-se que A – B tem 3 elementos, B – A, 4 elementos e A X B, 30 elementos. A partir dessas informações, pode-se concluir que o número de elementos de A U B é igual a


01) 7   
02) 8   
03) 9   
04) 10  
05) 12

UESB/2010.1

(UESB/2010.1) Analisando-se as carteiras de vacinação dos 184 funcionários de uma empresa, verificou-se que 118 receberam a vacina H1N1, 100 tomaram a vacina contra meningite e 42 não foram vacinados. Com base nessas informações, pode-se concluir que o número de funcionários que receberam as duas vacinas é igual a


01) 76     
02) 67     
03) 40     
04) 38     
05) 35

UESB/2013.1

(UESB/2013.1) Um banco de sangue catalogou 100 doadores, assim distribuídos:

• 38 com sangue do tipo O;
• 46 com fator Rh–;
• 22 com sangue de tipo diferente de O e com Rh+.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que o número de doadores desse grupo que tem sangue do tipo diferente de O e fator Rh– é igual a


01) 30    
02) 32   
03) 37   
04) 40   
05) 42

Palestra - Prof. Dr. Gilson Bispo de Jesus para o PPGEM/UESC


quarta-feira, 4 de junho de 2014

UESB/2011.1

(UESB/2011.1) Querendo impressionar um grupo de amigos, X se propôs a fazer adivinhações com números inteiros positivos. Para tanto, contou com um voluntário, Y, a quem deu as seguintes instruções:

I. pense em um número inteiro positivo;
II. some 4 a esse número e, em seguida, divida o resultado por 5;
III. subtraia o valor obtido do dobro do número pensado inicialmente;
IV. finalmente, some a metade do novo resultado a 10.

Sabe-se que as instruções foram cumpridas corretamente, que o valor final encontrado foi igual ao número pensado inicialmente e que X teve sucesso em sua adivinhação.
Nessas condições, é correto afirmar que o número pensado por Y é

01) múltiplo de 5.     
02) múltiplo de 6
03) múltiplo de 7.                                                                                         
04) divisor de 8.
05) divisor de 12.

UESC/2009

(UESC/2009) Quando “Pinóquio” diz uma mentira, o comprimento do seu nariz aumenta 10 cm e quando diz uma verdade, diminui 5 cm. Após fazer as três afirmações sobre números naturais x, y e z quaisquer,

· se y.z é um múltiplo de x, então y ou z é múltiplo de x,
· se x só é divisível por 1 e por x, então x é um número primo,
· se y + z e y são múltiplos de x, então z é múltiplo de x,
o comprimento do nariz de Pinóquio ficou

01) reduzido de 15 cm.
02) aumentado de 15 cm.
03) reduzido de 10 cm.
04) aumentado de 30 cm.
05) com o mesmo comprimento que já tinha.

UEFS/2013

(UEFS/2013) Em um grupo de 40 casas, sabe-se que 28 são brancas, 19 possuem jardim e 12 possuem piscina. Considerando-se essa informação e as proposições

I. Há, pelo menos, 7 casas brancas com jardim;
II. Não há nenhuma casa com jardim e piscina;
III. Há, pelo menos, 9 casas sem jardim nem piscina,
e pode-se afirmar, com certeza, que

A) a proposição II é verdadeira.
B) as proposições I e II são verdadeiras.
C) as proposições II e III são verdadeiras.
D) as proposições I e III são verdadeiras.
E) as proposições I, II e III são verdadeiras.

Palestra do Prof. Dr. Dario Fiorentini para o PPGEM/UESC


Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...