OLIVEIRA, Mateus S. Formação continuada de professores de
matemática: o ensino de funções
quadráticas mediado pelas tecnologias digitais. 2015. 178f. Dissertação
de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/BA.
RESUMO
Nos últimos anos, a formação de professores de Matemática tem se
constituído como um campo de estudo privilegiado em Educação Matemática. No
entanto, embora existam muitas pesquisas produzidas, o efeito desses estudos
pouco tem se traduzido no seio da sala de aula, especificamente na realidade da
escola pública brasileira. Com o intuito de possibilitar
novas perspectivas para este cenário, a presente
pesquisa visou compreender como o uso das tecnologias digitais pode contribuir
para o ensino das funções quadráticas, a partir das reflexões produzidas por
professores de Matemática inseridos num contexto de formação continuada na Educação
Online. Para tanto, foram analisadas as contribuições presentes numa proposta
formativa que envolveu um curso extensionista denominado Tecnologias Digitais
no Ensino de Funções Quadráticas (TDEFQ), desenvolvido no período de março a
maio de 2015, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Metodologicamente, a proposta se estruturou como um estudo majoritariamente
qualitativo, do tipo pesquisa participante. Enquanto técnicas de produção de
dados foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, realizadas numa dimensão online, e a análise documental das atividades
produzidas pelos professores-cursistas participantes, selecionados através de
um critério específico, centrado na convergência da abordagem de seu trabalho
de conclusão de curso ao discutir o ensino de funções quadráticas mediado por
tecnologias digitais. Este processo foi complementado juntamente com as
observações das interfaces utilizadas na proposta formativa. A fundamentação
teórica se estrutura a partir de três eixos principais, a saber: a) a formação
continuada, com ênfase nos estudos produzidos por Imbernón (2010), Nóvoa (1991,
1992, 1995, 1999) e Veiga (2010); b) as tecnologias digitais, com ênfase nos
estudos produzidos por Lévy (2008, 2011); Borba e Penteado (2005) e Borba,
Scucuglia, Gadanidis (2014); c) ensino de funções quadráticas, com ênfase nas
discussões promovidas por Lima et al (2001, 2004, 2005), Valladares (2008),
Stewart (2008) e Fiorentini (1995). Sendo assim, os resultados produzidos
destacam as reflexões trazidas pelos professores evidenciam uma mudança nas
suas práticas pedagógicas em relação ao ensino de funções quadráticas, pois os
mesmos unanimente passaram a valorizar as tecnologias digitais como
metodologias capazes ressiginificar o conteúdo matemático das funções
quadráticas, a partir da construção de ambientes que valorizam a investigação,
a experimentação e a visualização para o centro da atividade Matemática. Além
disso, os espaços online interativos do curso mostraram uma diversidade de
dados com uma riqueza e complexidade de informações, sobretudo, para revelar
que o grupo de interlocutores do curso apresenta uma identidade própria para o
desenvolvimento do trabalho de ensinar funções quadráticas com as tecnologias
digitais. Por fim, as tecnologias digitais contribuíram para o ensino de
funções quadráticas dos professores participantes da pesquisa, a partir das
reflexões produzidas pelos mesmos e da ressignificação do conteúdo matemático
pesquisado, decorrente do processo formativo vivenciado.
Palavras-Chave: Formação Continuada. Tecnologias Digitais. Ensino de
Funções Quadráticas.
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