segunda-feira, 11 de abril de 2016

II SEMINÁRIO CEARENSE DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - II SCHM


17 E 18 DE MARÇO DE 2016


APRESENTAÇÃO

A cada ano cresce o número de pesquisas sobre História da Matemática, se consolidando como uma das principais tendências da Educação Matemática. A História da Matemática é uma metodologia que, se utilizada de forma correta, pode surtir efeitos inesperados em uma sala de aula. Concordamos com D’Ambrosio (1996) quando ele menciona que a História da Matemática serve para nos dar uma maior compreensão da evolução do conceito, enfatizando as dificuldades epistemológicas inerentes a esses conceitos, que estão sendo trabalhados. Além disso, a História da Matemática esclarece, para o aluno, ideias matemáticas que estão sendo construídas no seu cotidiano, podendo, assim, responder aos “porquês” tão presentes nas aulas, formando cidadãos mais críticos sobre o conhecimento em geral. 

Nesse sentido, o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional do Ceará e a Sociedade Brasileira de História da Matemática promovem o II Seminário Cearense de História da Matemática – SCHM, como uma iniciativa que pretende suscitar e impulsionar discussões sobre as relações entre Educação Matemática e História da Matemática. 


OBJETIVO 

O II Seminário Cearense de História da Matemática (SCHM) tem por objetivo promover e propagar pesquisas em História da Matemática desenvolvidas por pesquisadores, professores e alunos ligados a essa temática, assim como suas relações com a Educação Matemática. Nosso intuito é proporcionar um debate entre alunos, professores e pesquisadores do estado do Ceará, sobretudo no que se refere como, por que e para que realizar pesquisas na área da História da Matemática, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática da região. 


PÚBLICO ALVO 

O evento destina-se a alunos, professores e pesquisadores que se interessam em discutir assuntos ligados a pesquisas em História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática. 




Local: Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza - CE
Maiores Informações: http://schm2016.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...