segunda-feira, 11 de abril de 2016

IV SEMINÁRIO DE ESCRITAS E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – VI SELEM


13 e 14 de maio de 2016


Apresentação

O Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática - SELEM é um evento que reúne pesquisadores da Educação Matemática e professores de diferentes níveis de ensino para discussão de temáticas relacionadas à leitura, escrita e linguagem aplicadas ao ensino de Matemática e à relação destas com outras áreas de conhecimento, possibilitando a socialização de pesquisas e de relatos de experiências.

Portanto, interessam às discussões desse evento, a escrita, a leitura e todas as formas de linguagem que fazem interface com a Educação Matemática, desde a língua materna, as tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC e toda a semiose utilizada para ensinar e aprender Matemática. São elas práticas sociais e habilidades fundamentais à apreensão e à manipulação de representações matemáticas para melhor compreensão de seus conhecimentos.

As três primeiras edições do SELEM aconteceram anualmente, sendo que o I SELEM ocorreu na Universidade São Francisco - USF, no Campus Itatiba-SP, nos dias 1º e 2 de junho de 2012; o II SELEM aconteceu na Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, no campus Anália Franco-SP, nos dias 24 e 25 de maio de 2013; e o III SELEM, por sua vez, ocorreu na Universidade Federal de Lavras - UFLA, em Lavras-MG, nos dias 15 e 16 de agosto de 2014. A partir desta quarta edição o Seminário passa a ocorrer em intervalos bianuais.

A ser realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, em Natal-RN, nos dia 13 e 14 de maio de 2016, o IV SELEM reafirma a proposta das edições anteriores de ser um espaço de integração de professores de todos os níveis da Educação Básica aos diálogos acadêmicos. Para isso, o evento disponibiliza espaços de socialização de experiências e resultados de pesquisas, estudos, debates e reflexões, abertos à professores da Educação Básica, alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores com interesse na temática do Seminário.

A programação conta com atividades de cunho científico e pedagógico, no formato de palestras, mesas-redondas, minicursos e sessões de comunicação oral, em que são apresentadas e debatidas as produções do conhecimento na área, divulgam-se experiências, bibliografias e materiais instrucionais.

A Comissão Organizadora conta com a participação de professores, alunos de graduação e de pós-graduação e de servidores técnicos da UFRN, além de professores da Educação Básica de escolas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte - RN.

No que refere ao trabalho com a leitura, a escrita e a linguagem, a UFRN destaca-se pelo trabalho realizado por pesquisadores do Grupo de Estudos em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa - Contar, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECNM; do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividade - GRIFARS; do Grupo de Pesquisa, Educação e Linguagem, vinculados ao PPGEd; e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL. Além da experiência com a realização do Seminário Educação e Leitura – SEL, promovido pelos PPGEd e Centro de Educação - CE, que realizou em 2013 sua 7ª edição, sob a coordenação do Grupo de Pesquisa Educação e Linguagem.

Destaca-se, ainda, o fato da UFRN ser uma Instituição de Ensino Superior consolidada, que dispõe de uma infraestrutura física que tem abrigado diversos eventos de grande porte como, por exemplo, o V Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC, o XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, o XXVII Simpósio Nacional de História, o XI Seminário Nacional de História da Matemática, Reunião da SBPC, Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, dentre outros.

Com uma programação rica e a acolhida nordestina, desejamos que os participantes aproveitem ao máximo toda a riqueza de debates e apresentações promovidos por este evento, ampliem suas relações de amizades e tenham uma excelente estadia em Natal.


Objetivos

O IV SELEM se propõe a:

- Proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da matemática que se ensina e se aprende entre: professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, estudantes da graduação e da pós-graduação em Educação e em Educação Matemática, pesquisadores e outros profissionais envolvidos com a temática do evento.

- Promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas com as leituras e escritas tanto de alunos quanto de professores da Educação Básica.

- Promover um espaço para discussão e socialização das experiências desenvolvidas em projetos de parceria entre universidade e escola, como o PIBID e o Observatório da Educação.

- Promover a divulgação de pesquisas sobre a temática do evento.


- Constituir-se num espaço para aprendizagens de novas metodologias para o ensino de Matemática, com a mediação das linguagens.

- Promover reflexões sobre as políticas públicas de formação docente (inicial e continuada) e curriculares no campo da Educação Matemática.

- Possibilitar o intercâmbio com pesquisadores de outras áreas ligadas às questões da linguagem e da comunicação.



Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal – RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...