Jogo da velha |
O Jogo da Velha é um jogo tradicionalmente jogado por duas pessoas utilizando uma simples folha de papel e cada uma delas portando um lápis ou uma caneta. Além disso, é um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.
Este jogo conhecido no Brasil como “Jogo da Velha”, tem outras nominações em outros países, por exemplo, em Portugal é nominado "Jogo do Galo", nos Estados Unidos “Tic-Tac-Toe” e na Inglaterra “Nought and Croces” (“Zeros e Cruzes”).
Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar. A mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da "velha". Porém, sua origem teria sido ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos há 3.500 anos
O tabuleiro do jogo é desenhado a cada partida na folha de papel e os jogadores escolhem para si um dos símbolos O ou X, e usam o lápis ou a caneta para irem desenhando os seus respectivos símbolos sobre as celas ou casas do tabuleiro. Este tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas, ou seja, tem nove celas ou casas.
Você sabe jogar o Jogo da Velha?
1. Faça um tabuleiro;
2. Os dois únicos jogadores devem escolher para si um símbolo com o qual irá jogar: O ou X;
2. Os dois únicos jogadores devem escolher para si um símbolo com o qual irá jogar: O ou X;
3. Tire “par ou ímpar” para saber quem vai começar o jogo;
4. O primeiro jogador deve desenhar o seu símbolo em uma das celas do tabuleiro;
5. O segundo jogador deve desenhar o seu símbolo em qualquer das outras celas que ainda estejam vazias;
6. Vencerá o jogo o jogador que primeiro conseguir colocar três de seus símbolos “em linha” sobre o tabuleiro.
7. Assim, a meta do jogo é a de formar uma linha reta, tanto na vertical, como na horizontal ou na diagonal;
8. Cabe a cada um dos jogadores evitar a todo custo que o seu oponente consiga colocar os seus símbolos em linha.
Um Empate no Jogo da Velha
Jogo empatado “Deu velha” |
Explorando o Jogo da Velha como um Jogo para o Pensamento:
Vamos tentar encontrar uma estratégia que nos leve à vitória. Com a finalidade de garantir a vitória, devemos verificar qual das posições no tabuleiro, numeradas de 1 até 9 na figura ao lado, criam a maior possibilidade de colocar três dos nossos símbolos ‘em linha’.
1. Vamos escolher, como sendo nosso, o símbolo ‘O’ e vamos estudar a melhor posição para o alocarmos se o direito à primeira jogada for nossa.
2. Veja que há somente uma posição é central (cela 5), as demais estão circundando aposição central.
3. Veja também que das oito posições restantes, quatro delas (1, 3, 7 e 9) estão nos cantos do tabuleiro, e quatro delas nas linhas (4 e 6) ou nas colunas (2 e 8) que cruzam a posição central.
4. A cela que cria a maior possibilidade de jogadas ou o melhor aproveitamento é a central (5).
5. Resumindo, a quantidade de possibilidades de jogo são as seguintes: a posição central cria 4 possibilidades, as posições extremas criam 3 possibilidades, as posições restantes criam 2 possibilidades.
O Primeiro Movimento – A Escolha MAX(X)
O estado inicial e os sucessores correspondentes ao primeiro movimento de um Jogo da velha são mostrados no diagrama a seguir.
• O estado inicial identifica a(s) posição (ou posições) no tabuleiro e indica o jogador que fará o movimento;
• A indicação do movimento é feita através da função de maximização: cujo símbolo é Max( ), sendo que Max(X) indicará que o jogador que utiliza o sinal ‘X’ deve ser o primeiro a jogar e deve tentar maximizar a sua jogada, ou seja, buscar a melhor jogada, que no nosso caso, será a busca da melhor posição no tabuleiro;
• Sucessores: apresenta uma lista movimentos possíveis ou estados finais que podem ser obtidos por este primeiro jogador (X).
O Segundo Movimento – A Escolha MIN(X)
Vamos supor que: jogador (X) que fará o primeiro lance, desconhecendo as estratégias a serem adotadas no Jogo da Velha, optou pela jogada mostrada no diagrama anterior que está dentro de um quadrado com bordas verde, desprezando a melhor jogada possível, que figura no quadro cujas bordas estão em vermelho.
A partir disto – a escolha da jogada que figura no quadrado verde –, o segundo Jogador (O) deve tentar minimizar o efeito da jogada realizada pelo primeiro jogador (X), ou seja, ele deve tentar tornar mínimo o seu prejuízo. Se o jogador (O) conhece bem o Jogo da Velha, ele deveria optar por colocar o seu símbolo na posição central do tabuleiro. No entanto, há outras oito posições possíveis, além daquela que seria a melhor escolha de (O), e todas elas são mostradas no diagrama a seguir.
O Primeiro Movimento – A Escolha MAX(X)
O estado inicial e os sucessores correspondentes ao primeiro movimento de um Jogo da velha são mostrados no diagrama a seguir.
• O estado inicial identifica a(s) posição (ou posições) no tabuleiro e indica o jogador que fará o movimento;
• A indicação do movimento é feita através da função de maximização: cujo símbolo é Max( ), sendo que Max(X) indicará que o jogador que utiliza o sinal ‘X’ deve ser o primeiro a jogar e deve tentar maximizar a sua jogada, ou seja, buscar a melhor jogada, que no nosso caso, será a busca da melhor posição no tabuleiro;
• Sucessores: apresenta uma lista movimentos possíveis ou estados finais que podem ser obtidos por este primeiro jogador (X).
O Segundo Movimento – A Escolha MIN(X)
Vamos supor que: jogador (X) que fará o primeiro lance, desconhecendo as estratégias a serem adotadas no Jogo da Velha, optou pela jogada mostrada no diagrama anterior que está dentro de um quadrado com bordas verde, desprezando a melhor jogada possível, que figura no quadro cujas bordas estão em vermelho.
A partir disto – a escolha da jogada que figura no quadrado verde –, o segundo Jogador (O) deve tentar minimizar o efeito da jogada realizada pelo primeiro jogador (X), ou seja, ele deve tentar tornar mínimo o seu prejuízo. Se o jogador (O) conhece bem o Jogo da Velha, ele deveria optar por colocar o seu símbolo na posição central do tabuleiro. No entanto, há outras oito posições possíveis, além daquela que seria a melhor escolha de (O), e todas elas são mostradas no diagrama a seguir.
Conclusão
O Jogo da Velha é um ambiente competitivo em que as metas dos jogadores estarão em permanente conflito. Nestes ambientes a busca pela vitória é uma busca competitiva. Ainda mais, o Jogo da Velha é um jogo de revezamento entre dois jogadores, um jogo determinístico, além de ser um jogo com informações perfeitas e de soma zero. Assim, encontramos nele:
• Revezamento entre dois jogadores: os jogadores jogam alternadamente cada um deles objetivando vencer o seu oponente;
• Determinístico: exclui o acaso e a indeterminação;
• Informações perfeitas: as jogadas são completamente observáveis por qualquer um dos dois jogadores.
• Soma zero: são jogos em que um jogador só pode ganhar se o outro perder, acontagem dos pontos obtidos pelos jogadores, pode ser realizada de duas maneiras:
Convide uma outra pessoa para jogar com você e boa sorte!
Referência:
Leite, Aury de Sá. Volume 1: Jogos Para o Pensamento Lógico. Edição Preliminar/Draft. 2011.
Site: Wikepédia
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