quarta-feira, 30 de março de 2022

Um número irracional no denominador?


Por Mateus Oliveira


De modo geral, o denominador (a parte de baixo) de uma fração não pode ter números irracionais. Se isso acontecer com um problema que estiver resolvendo, você vai ter que multiplicar a fração por um ou mais valores que ajudem a remover essa expressão. Mas, qual é o motivo para não deixar um número irracional no denominador?

Por exemplo, se você encontrar 3/√3 na sua solução, vai ser preciso racionalizar para eliminar a √3 do denominador.

A razão pra isso é algo bem simples, pois está relacionado a possibilidade de diminuir o erro (desvio) da conta. É fácil entender… todo número irracional, quando é escrito na forma decimal (0,abcdef…) acaba-se cometendo um erro de aproximação/arredondamento, concorda? 

Pois bem, se esse termo “impreciso” estiver no numerador essa “imprecisão” é dividida, ou seja, o erro é minimizado. Por outro lado, se deixarmos o termo “impreciso” no denominador, maximizaremos o erro/desvio do resultado.

Vou utilizar um exemplo que não tem a ver com irracionais, porém vai facilitar a compreensão desse argumento:

Observando a fração 1/1 é fácil notar que o resultado é 1, certo?

Se houver uma imprecisão no numerador, por exemplo 0,99, a fração fica 0,99/1 = 0,99, ou seja, foi desviado somente 0,01 do resultado correto.

Agora suponha que a mesma imprecisão esteja no denominador. Assim, tem-se que 1/0,99 = 1,010101…, ou seja, foi desviado do resultado correto um valor aproximado de 0,010101…

Notou como é melhor (mais exato ou preciso) deixar o termo impreciso no numerador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...