A maioria dos jogos com cartões são, quase sempre, marcados pela necessidade de se formarem pares ou seriações bem organizadas de cartas. Já no caso do Dominó das Diferenças, que analisaremos a seguir, joga-se como se estivéssemos jogando dominó, sendo que o casamento das peças não se faz pela igualdade, mas pelas diferenças de atributos de um cartão para outro, normalmente exigindo dos jogadores que combinem a qual será a quantidade de diferenças a serem consideradas naquele jogo ou naquela partida: uma diferença, duas diferenças etc, de acordo com a quantidade de atributos encontráveis no conjunto de cartões participantes do jogo.
Jogando com uma diferença
O Dominó das Diferenças deve ser jogado inicialmente, com cartões exatamente distintos, por isto escolhemos os 12 cartões distintos da série inicial de cartões, para que se percebam as características fundamentais deste jogo.
Na figura a seguir, mostramos um jogo ainda com muitas possibilidades de continuidade, há possibilidades de alocação de cartões em qualquer um das extremidades, assinalada na figura como sendo um quadrado cinza.
Na figura a seguir, mostramos um jogo ainda com muitas possibilidades de continuidade, há possibilidades de alocação de cartões em qualquer um das extremidades, assinalada na figura como sendo um quadrado cinza.
Na figura a seguir, o leitor encontrará um exemplo, em que uma das extremidades do jogo está fechada, impossibilitando o prosseguimento do jogo através dela. A extremidade ‘fechada’ mostra um quadrado em preto, enquanto a extremidade, a que ainda apresenta possibilidade de jogada, mostra um quadrado cinza.
Finalmente podemos ver um exemplo em que ambas as extremidades do jogo de dominó estão fechadas para qualquer tipo de jogada.
Jogando com duas diferenças
Quando se joga o Dominó das Diferenças com uma diferença de um cartão para outro, deve-se notar que, como estes cartões têm dois atributos, a cada diferença entre os cartões, deve restar uma igualdade entre eles – cores iguais e formas distintas ou formas distintas e cores iguais. Confira isto nas figuras anteriores.
No caso de jogarmos, agora, o Dominó com duas diferenças, os cartões deverão ser absolutamente diferentes do outro, não havendo nem o casamento de cores, nem de formas. Note que o jogo termina com um cartão que não tem como ser utilizado em nenhuma das extremidades.
Uma sugestão
Nada impede de utilizamos os 24 cartões da série inicial para jogarmos o Dominó das Diferenças, assim, sugerimos que o leitor tente jogar tanto o Dominó de uma diferença, como o das duas diferenças utilizando toda a série de 24 cartões, cartões estes iguais dois a dois.
Gerando os 12 Cartões Lógicos Cores-Formas
Os cartões apresentados são denominados Cartões Lógicos Cores-Forma, pois têm dois atributos (duas qualidades): cores e formas. Tanto as cores quanto as formas (ou figuras) foram escolhidas por serem facilmente identificáveis por crianças pequenas. As formas são quatro: sol, estrela, lua e raio. As cores serão três – as cores primárias –, o amarelo, o azul e o vermelho.
Note que os cartões estão ainda classificados em termos da simetria (ou não-simetria) das figuras. As crianças, que normalmente conseguem identificar os símbolos (figuras do sol, estrela, lua e raio), dificilmente percebem que duas destas figuras são simétricas e duas delas não são.
Sobre Outros Tipos de Atributos
Deve ficar bem claro, que há muitas outras possibilidades de se utilizar muitos outros tipos de atributos além dos aqui escolhidos. Há até mesmo a possibilidade de se adotar como atributos elementos sensoriais, como por exemplo: furos circulares feitos diretamente sobre o suporte cartonado; aplicação de texturas (pedaços de lixa d’água, lixas para madeira ou ferro; pedaços de papéis especiais aveludados, granulados ou corrugados; pedaços de tecidos com vários tipos de trama; pingos de cola escolar − cola branca a base de água − sobre pequenos círculos coloridos, que depois de secos apresentam-se como pequenas contas coloridas coladas sobre o suporte). Algumas destas alternativas podem ser utilizadas, com bastante eficácia, na elaboração de cartões lógicos destinados às crianças portadoras de deficiência visual.
Referência:
LEITE, Aury de Sá. Volume 1: Jogos Para o Pensamento Lógico. Edição Preliminar/Draft. 2011.
Montagem: Matheusmáthica
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