A Convenção dos Algarismos |
O brasileiro, Lázaro Coutinho, teve a ideia brilhante de dar vida a entidades abstratas em seu livro “A Convenção dos Algarismos”, os personagens são os númeross – eles mesmos: 0, 1, 2, 3, etc. – e suas conversas tratam de algumas curiosidades ligadas a conceitos como geometria do pentagrama e outras complexas descobertas do raciocínio.
Este livro é uma narrativa romanceada do que acontece numa convenção dos algarismos inusitada reunindo os algarismos indoarábicos, onde acontece de tudo, intrigas, ciúmes e vaidades que vão surgindo em meio a uma disputa frenética para chegar à resposta: qual o algarismo que está acima de todos os outros?
Por serem vaidosos, os algarismos discutem por pequenas intrigas, como também discorrem, um a um, sobre suas qualidades. Além disso, durante a disputa os algarismos nos trazem fatos descobertos por matemáticos famosos. Assim ficamos conhecendo melhor Carl Friederich Gauss, O Príncipe dos Matemáticos, cuja história nos remete a uma escola do interior da Alemanha dirigida sob rígidos princípios medievais.
Na saborosa narrativa, o autor revela interpretações místicas atribuídas aos números e como eles passam a ter uma “personalidade” no ambiente social. O número 2, por exemplo, “resume conceitos binários como belo e feio, verdade e mentira, bom e mau”, escreve Coutinho.
Um desfile de curiosidades numéricas e de marcos da História da Matemática entram nesse envolvente romance "A Convenção do Algarismos" , é um thriller que, no final, proporciona ao leitor um novo entendimento da realidade e da trajetória do pensamento humano.
Editora: Livraria da Física
Páginas: 166
Edição: 1ª. ED. 2010
Idioma: Português
Formato: Médio
Capa: Brochura
ISBN: 9788578610456
EAN: 9788578610456
Nenhum comentário:
Postar um comentário