A biologia nada mais é do que o estudo da vida e dos seres vivos em suas diferentes manifestações. Cabe ao biólogo a classificação dos seres vivos de acordo com suas características, distribuição geográfica e ambientes em que vivem.
O estudo dos efeitos de substâncias tóxicas e não tóxicas e de bactérias e microorganismos sobre os organismos vivos são também atribuições desse profissional, cujo trabalho está intimamente ligado ao mistério que cerca a formação da vida na natureza.
As especialidades nas quais a biologia se subdivide são basicamente: zoologia, botânica, fisiologia, bioquímica, biotecnologia, genética e ecologia. O curso de Ciências Biológicas oferece duas opções de formação universitária: bacharelado ou licenciatura.
O biólogo está habilitado para formular estudos sobre o meio ambiente (preservação e saneamento), assessorar e prestar consultoria desde que dentro de sua especialidade realizar perícias e emitir pareceres.
Esse profissional pode prosseguir carreira acadêmica no caso de optar pela licenciatura - ou trabalhar em museus, zoológicos, jardins botânicos, entidades de reflorestamento, entidades governamentais de pesquisa, além de estar apto para atuar nos ramos alimentício, farmacêutico, de açúcar, de álcool e de extração vegetal.
A matemática é importante para a sua formação e para o seu desempenho profissional, ocupando uma função complementar em seu currículo.
Referência:
Machado, Antônio dos Santos. Matemática na escola do 2º grau - Vol 3. S. Paulo: Atual, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário