segunda-feira, 16 de maio de 2011

Discalculia?

A discalculia é um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números. É um problema de aprendizado independente, mas pode estar também associado à dislexia. Tal distúrbio faz com que a pessoa se confunda em operações matemáticas, conceitos matemáticos, fórmulas, seqüência numéricas, ao realizar contagens, sinais numéricos e até na utilização da matemática no cotidiano.

Classificação da discalculia:

  • Verbal - dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações.
  • Practognóstica - dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens matematicamente.
  • Léxica - Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos.
  • Gráfica - Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos.
  • Ideognóstica – Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos.
  • Operacional - Dificuldades na execução de operações e cálculos numéricos.

Algumas incapacidade apresentada pelo discalcúlicos:
  • Conservar a quantidade;
  • Classificar números;
  • Compreender os sinais +, - , ÷, ×;
  • Montar operações.
  • Contar através dos cardinais e ordinais.

Os processos cognitivos envolvidos na discalculia são:
  • Dificuldade na memória de trabalho;
  • Dificuldade de memória em tarefas não-verbais;
  • Dificuldade na soletração de não-palavras (tarefas de escrita);
  • Não há problemas fonológicos;
  • Dificuldade na memória de trabalho que implica contagem;
  • Dificuldade nas habilidades visuo-espaciais;
  • Dificuldade nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis.


É muito importante buscar auxílio para descobrir a discalculia, pois no período escolar quando alguns sinais são apresentados alguns alunos que são discalcúlicos são chamados de desatentos e preguiçosos. Também é de grande importância ressaltar que o distúrbio neurológico que provoca a discalculia não causa deficiências mentais como algumas pessoas questionam. 

O discalcúlico pode ser auxiliado no seu dia-a-dia por uma calculadora, uso do computador, jogos didáticos, tabuada, caderno quadriculado, com questões diretas e se ainda tiver muita dificuldade, o professor deve orienatr aos pais do aluno a buscarem um psicopedagogo e a um neurologista. O discalcúlico necessita da compreensão de todas as pessoas que convivem próximas a ele, pois encontra grandes dificuldades nas coisas que parecem óbvias.


Referência:

Site: Brasil Escola
Site: Psicopedagogia Brasil

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