Goethe
Considerando o jogo como um instrumento de relacionamento e convivência humana, o xadrez foi uma das estratégias que facilitou o desenvolvimento da matemática em sua forma concreta de estruturas e reforçou o significado de conceitos.
"O xadrez é um mestre que fortalece o espírito e liberta do sofrimento."
Albert Einstein
O Xadrez e a Matemática, são ambas ricas em interdisciplinaridade, no qual, diversos conceitos enxadrísticos podem ser aplicados à Matemática. Alguns deles são: estimativa, coordenadas cartesianas, valores absolutos, noções espaciais e de lateralidade, geometria, área e perímetro, probabilidade, estatística, problemas de lógica, progressão geométrica (PG), e vários outros.
"O Xadrez é arte e cálculo."
Botvinnik
As aplicações xadrez-matemática são vastas e não são necessariamente de nível elementar, já que elas podem concernir: a análise combinatória e o cálculo de probabilidades; a estatística; a informática e isto em dois níveis: aquele da gestão dos torneios e aquele da programação propriamente dita do jogo; a teoria dos jogos de estratégia; o cálculo; a lógica; a topologia.
"O xadrez é uma ciência"
Gottfried Leibniz
A verdadeira partida de xadrez desenvolve-se na mente do jogador; é lá que ocorre a multiplicidade de variantes e estratagemas que estarão apenas parcialmente representadas no tabuleiro. Um bom enxadrista deve ser capaz de visualizar várias jogadas à frente, sem mover as peças, até confiar em uma determinada linha de jogo. Da mesma forma, um bom matemático precisa abstrair o problema em sua mente, tratando de descobrir sua essência, apenas representando-o no papel quando encontrar a melhor forma de resolvê-lo.
"O Xadrez está mais perto da Matemática do que qualquer outra Ciência."
Karpov
O Xadrez auxilia no desenvolvimento das muitas competências de aprendizagem, enriquecendo seu nível cultural. Além disso, o jogo desenvolve também outras capacidades no enxadrista, como a memória, a concentração, crescimento do pensamento lógico, a valorização do respeito às regras, atenção, autoconfiança, organização, responsabilidade sobre seus atos, o aprendizado na vitória e na derrota. Portanto, temos diversas integração entre a matemática e o xadrez.
Referências:
Duarte, Rafael de S.;Freitas, Maria Teresa M. - Jogo de Xadrez no Ensino da Matemática. (artigo - UFU).
Blog: Moto Clube do Porto
Site: Instituto Ser
Blog: Moto Clube do Porto
Site: Instituto Ser
Site: Colégio São José
Site: Wikiquote
Site: Wikiquote
O xadrez é um jogo de raciocínio lógico, e lembando que a cada jogada executada, temos muitas possibilidades de combinação, é um excelente recurso para a sala de aula.
ResponderExcluir