sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Matemática e Xadrez"

O xadrez é a ginástica da inteligência”.
Goethe

Considerando o jogo como um instrumento de relacionamento e convivência humana, o xadrez foi uma das estratégias que facilitou o desenvolvimento da matemática em sua forma concreta de estruturas e reforçou o significado de conceitos.


"O xadrez é um mestre que fortalece o espírito e liberta do sofrimento."
Albert Einstein

O Xadrez e a Matemática, são ambas ricas em interdisciplinaridade, no qual, diversos  conceitos  enxadrísticos podem  ser aplicados à Matemática. Alguns  deles  são: estimativa,  coordenadas  cartesianas,  valores  absolutos,  noções  espaciais  e  de  lateralidade, geometria,  área  e  perímetro,  probabilidade,  estatística,  problemas  de  lógica,  progressão geométrica (PG), e vários outros. 

"O Xadrez é arte e cálculo."
Botvinnik

As aplicações xadrez-matemática são vastas e não são necessariamente de nível elementar, já que elas podem concernir: a análise combinatória e o cálculo de probabilidades; a estatística; a informática e isto em dois níveis: aquele da gestão dos torneios e aquele da programação propriamente dita do jogo; a teoria dos jogos de estratégia; o cálculo; a lógica; a topologia.


"O xadrez é uma ciência" 
Gottfried Leibniz

A verdadeira partida de xadrez desenvolve-se na mente do jogador; é lá que ocorre a multiplicidade de variantes e estratagemas que estarão apenas parcialmente representadas no tabuleiro. Um bom enxadrista deve ser capaz de visualizar várias jogadas à frente, sem mover as peças, até confiar em uma determinada linha de jogo. Da mesma forma, um bom matemático precisa abstrair o problema em sua mente, tratando de descobrir sua essência, apenas representando-o no papel quando encontrar a melhor forma de resolvê-lo.

"O Xadrez está mais perto da Matemática do que qualquer outra Ciência."
Karpov

O Xadrez auxilia no desenvolvimento das muitas competências de aprendizagem, enriquecendo seu nível cultural. Além disso, o jogo desenvolve também outras capacidades no enxadrista, como a memória, a concentração, crescimento do pensamento lógico, a valorização do respeito às regras, atenção, autoconfiança, organização, responsabilidade sobre seus atos, o aprendizado na vitória e na derrota. Portanto, temos diversas integração entre a matemática e o xadrez. 



Referências:
Duarte, Rafael de S.;Freitas, Maria Teresa M. - Jogo de Xadrez no Ensino da Matemática. (artigo - UFU).
Blog: Moto Clube do Porto
Site: Instituto Ser
Site: Colégio São José

Site: Wikiquote




Um comentário:

  1. O xadrez é um jogo de raciocínio lógico, e lembando que a cada jogada executada, temos muitas possibilidades de combinação, é um excelente recurso para a sala de aula.

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...