A Medalha Fields é um prêmio quadrianual atribuído pela União Internacional de Matemática (IMU), no decurso do Congresso Internacional de Matemáticos (IMC), concedido a no máximo quatro matemáticos, onde cada matemático tenha no máximo quarenta anos de idade e que tenham feito contribuições relevantes para o desenvolvimento da Matemática. Atualmente, junto com a medalha, cada ganhador recebe a quantia de 15.000 dólares americanos. A denominação Medalha Fields é o nome extra-oficial para "Medalha Internacional por Excepcional descoberta em Matemática".
É geralmente considerada como a maior distinção no ramo da matemática, considerada por muitos um Nobel de Matemática, uma ves que, não exista o Prêmio Nobel em Matemática, vários prêmios são concedidos nessa área. Ela é a maior premiação da Matemática entregue desde 1936 durante os encontros do Congresso Internacional de Matemática, que se realizam a cada quatro anos, com apenas duas interrupções devidas às duas guerras mundiais. Salientamos que a próxima premiação será em 2014.
Esse prêmio foi idealizado pelo matemático canadense John Charles Fields (1863-1932), professor da Universidade de Toronto e organizador do Congresso Internacional de Matemática realizado em Toronto, em 1924. O Congresso Internacional de Matemática realizado em Zurique, em 1932, acatou a proposta do prêmio e a Medalha Fields foi pela primeira vez concedida no congresso seguinte, de 1936, realizado em Oslo. Inicialmente duas medalhas de ouro seriam entregues a cada congresso. Mais tarde, devido a crescente expansão da Matemática, ficou acordado que até quatro medalhas poderiam ser concedidas a cada congresso.
O patrimônio para a concessão do prêmio é proveniente dos fundos restantes da realização do congresso de Toronto acrescidos de doação deixada por Fields através de seu testamento.
A medalha Fields traz numa das faces a efígie de Arquimedes, seu nome (em grego) e a inscrição (em latim) TRANSIRE SUUM PECTUS MUNDOQUE POTIRE, que significa "superar as próprias limitações e compreender o universo". Na outra face aparece o desenho de uma esfera inscrita em um cilindro com a frase (novamente em latim): CONGREGATI EX TOTO ORBE MATHEMATICI OB SCRIPTA INSIGNIA TRIBUERE, que significa "Matemáticos de todo o mundo reunidos prestam homenagem por obras notáveis".
Referências:
Como fazemos para escrever-nos? E quais critérios temos que ter (além da idade)?
ResponderExcluirVocê tem que criar algo que traga alguma importância significativa para a sociedade cientifica, independente de idade.
ResponderExcluir