MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

segunda-feira, 11 de abril de 2016

II SEMINÁRIO CEARENSE DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - II SCHM


17 E 18 DE MARÇO DE 2016


APRESENTAÇÃO

A cada ano cresce o número de pesquisas sobre História da Matemática, se consolidando como uma das principais tendências da Educação Matemática. A História da Matemática é uma metodologia que, se utilizada de forma correta, pode surtir efeitos inesperados em uma sala de aula. Concordamos com D’Ambrosio (1996) quando ele menciona que a História da Matemática serve para nos dar uma maior compreensão da evolução do conceito, enfatizando as dificuldades epistemológicas inerentes a esses conceitos, que estão sendo trabalhados. Além disso, a História da Matemática esclarece, para o aluno, ideias matemáticas que estão sendo construídas no seu cotidiano, podendo, assim, responder aos “porquês” tão presentes nas aulas, formando cidadãos mais críticos sobre o conhecimento em geral. 

Nesse sentido, o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional do Ceará e a Sociedade Brasileira de História da Matemática promovem o II Seminário Cearense de História da Matemática – SCHM, como uma iniciativa que pretende suscitar e impulsionar discussões sobre as relações entre Educação Matemática e História da Matemática. 


OBJETIVO 

O II Seminário Cearense de História da Matemática (SCHM) tem por objetivo promover e propagar pesquisas em História da Matemática desenvolvidas por pesquisadores, professores e alunos ligados a essa temática, assim como suas relações com a Educação Matemática. Nosso intuito é proporcionar um debate entre alunos, professores e pesquisadores do estado do Ceará, sobretudo no que se refere como, por que e para que realizar pesquisas na área da História da Matemática, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática da região. 


PÚBLICO ALVO 

O evento destina-se a alunos, professores e pesquisadores que se interessam em discutir assuntos ligados a pesquisas em História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática. 




Local: Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza - CE
Maiores Informações: http://schm2016.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário