MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Aranha

Uma aranha tece sua teia no marco de uma janela. Cada dia duplica a superfície feita anteriormente. Dessa forma tarda 30 dias para cobrir o vazio da janela. Se em vez de uma aranha, fossem duas, quanto tempo demoraria para cobrir o vazio?






Um pouco de conhecimento:

Fazer uma teia é uma estratégia muito sofisticada, sendo assim, alguns especialistas afirmam que  para construir a teia, uma aranha leva entre 20 e 30 minutos. E a durabilidade de cada uma varia de horas até mais de uma semana. Além disso, enfatizam que os fios de seda são extremamente resistentes e elásticos, sendo assim, uma espessura equivalente a um décimo de um fio de cabelo, pode ser esticado, sem quebrar, 40% acima do seu comprimento normal – o dobro da elasticidade do náilon. Esses especialistas calculam que um fio de teia grosso como um lápis seria capaz até mesmo de parar um Boeing 747 em pleno vôo!


Referência:

Site: Super Interessante. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/aranha-faz-a-teia-com-fios-de-proteina/>. Acesso em 21 fev. 2018.
Site: Mundo Estranho. Disponível em:<https://mundoestranho.abril.com.br/mundo-animal/como-e-feita-a-teia-de-aranha/>. Acesso em 21 fev. 2018.
Autor da imagem: Desconhecido.
Montagem: MatheusMáthica




Nenhum comentário:

Postar um comentário