domingo, 5 de julho de 2020

O nigeriano Chika Ofili: a criação de uma nova fórmula para testar se um número é divisível por 7

Chika Ofili é um garoto nigeriano que reside no Reino Unido e se tornou motivo de orgulho para a África, pois com apenas 12 anos descobriu uma fórmula matemática que simplifica o estudo da divisão, especificamente, essa descoberta permite demonstrar se um número inteiro é divisível por sete.
Imagem: Westminster Under School

Para fazer a testagem, basta pegar o último dígito de qualquer número, multiplicar por 5 e adicionar à parte restante. Se esse novo número é divisível por 7, o número original também é divisível por 7. Como exemplo, para verificar o número 511 é necessário, fazer o seguinte procedimento:
51+ 1x 5 = 51+5 = 56, 
sendo 56 múltiplo de 7, portanto, 7 também dividi 511.
Miss Mary Ellis, professora de matemática e chefe do departamento de matemática da Westminster Under School, escola de Londres, em que Chika estuda, pontuou em um artigo educacional que o aluno descobriu a fórmula após um trabalho de férias. Informou também que um matemático, Simon Ellis seu irmão mais novo, foi convocado para atestar cientificamente a fórmula. Assim, ele testou a teoria e escreveu uma prova algébrica para a fórmula. Além disso, Simon descobriu que o teste também funciona se multiplicar o último dígito por 12, 19, 26, 33 e depois adicionar à parte restante do número. 
Após o término das férias, o nigeriano apresentou a fórmula para o corpo docente da escola. Vale ressaltar que no trabalho, Chika teve que estudar o livro “First steps for problem solvers” (Primeiros passos para resolvedores de problemas, em tradução livre) publicado pela United Kingdom Mathematics Trust (UKMT). Nesse livro, são apresentados  testes de divisibilidade usados para solucionar rapidamente números divisíveis por 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9. No entanto, não havia nenhum teste listado para verificar a divisibilidade por 7. Isso não foi listado porque não há um teste fácil ou memorável para dividir por 7, mas o garoto resolveu esse problema ao criar a sua fórmula.

Prêmio


Com essa descoberta, Chika Ofili foi premiado com o TruLittle Hero Awards, na cerimônia organizada pela ONG Cause4Children Limited, que tem o objetivo de reconhecer, comemorar e recompensar realizações notáveis de crianças e jovens com menos de 17 anos no Reino Unido. Além do prêmio, muitos portais de notícias estão parabenizando Chika.

Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...