domingo, 27 de março de 2011

Mersenne, Marin

Mersenne
Mersenne, Marin (1588-1648)

Mersenne foi padre, matemático, filósofo natural e teólogo francês. Nascido nas proximidades de Oizé, ele desempenhou um papel muito importante na história da matemática, famoso por suas intervenções conciliadoras ou decisórias em atividades e querelas científicas. Nascido de uma família camponesa, frequentou o College de Mans após o qual (1604) passou cinco anos no Colégio Jesuíta de La Fleche. Estudou teologia em Sorbonne (1609-1611) e uniu-se à Ordem Religiosa de Minims (1611) uma ordem cuja vida era devotada à oração, estudo e escolaridade. 

Continuou a sua educação dentro da Ordem de Nigeon e depois em Meaux. Voltou a Paris e se tornou Padre na Place Royale (1612). Ensinou filosofia no Convento de Minim em Nevers de (1614-1618) e regressou a Paris aos Minims de l'Annociade próximos de Place Royale (1619). No monastério de Paris, onde se dedicou à pesquisas em matemática, física e astronomia e tornou-se muito amigo de René Descartes e Fermat. Além da fama de grande matemático, deu importantes contribuições para a solução de problemas de hidráulica, desenvolveu vários experimentos em hidrostática, no fluxo e resistência de fluidos e corpos em queda livre e conseguiu medir a velocidade do som (1636). 

Entre seus muitos amigos cientistas e correspondentes, além do mais famoso Descartes, citam-se Torricelli, Roberval, Pascal, etc, ajudando a obra de cada um deles se tornar mais conhecida na Itália. Sua cela servia de centro de reunião para a discussão de temas científicos e foi o germe da futura Academia das Ciências francesa. Seu trabalho consistia em gerar números primos e ampliar o trabalho de Galileu no campo da acústica. Ele defendeu ferrenhamente Galileu e Descartes dos ataques da Igreja. 

Criou uma balança que se tornou conhecida com o seu nome, destinada a avaliar os efeitos das forças. Mais conhecido pelo seu trabalho de esclarecimento e de correspondência entre eminentes filósofos e cientistas, e pelo seu trabalho na Teoria dos Números, morreu em Paris (1648). 

Principal obra: 

Traité des mouvements; Les Méchanique de Galilée.

 


Referências:

Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: UAEC (Unidade Acadêmica de Engenharia Civil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...