quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Medalha Fields

A Medalha Fields é um prêmio quadrianual atribuído pela União Internacional de Matemática (IMU), no decurso do Congresso Internacional de Matemáticos (IMC), concedido a no máximo quatro matemáticos, onde cada matemático tenha no máximo quarenta anos de idade e que tenham feito contribuições relevantes para o desenvolvimento da Matemática. Atualmente, junto com a medalha, cada ganhador recebe a quantia de 15.000 dólares americanos. A denominação Medalha Fields é o nome extra-oficial para "Medalha Internacional por Excepcional descoberta em Matemática".

É geralmente considerada como a maior distinção no ramo da matemática, considerada por muitos um Nobel de Matemática, uma ves que, não exista o Prêmio Nobel em Matemática, vários prêmios são concedidos nessa área. Ela é a maior premiação da Matemática entregue desde 1936 durante os encontros do  Congresso  Internacional  de Matemática, que se realizam a cada quatro anos, com apenas duas interrupções devidas às duas guerras mundiais. Salientamos que a próxima premiação será em 2014.

Esse prêmio foi idealizado pelo matemático canadense John Charles Fields (1863-1932), professor da Universidade de Toronto e organizador do Congresso  Internacional  de Matemática realizado em Toronto, em 1924. O Congresso  Internacional  de  Matemática realizado em Zurique, em 1932, acatou a proposta do prêmio e a Medalha Fields foi pela primeira vez concedida no congresso seguinte, de 1936, realizado em Oslo. Inicialmente duas medalhas de ouro seriam entregues a cada congresso. Mais tarde, devido a crescente expansão da Matemática, ficou acordado que até quatro medalhas poderiam ser concedidas a cada congresso.   

O patrimônio para a concessão do prêmio é proveniente dos fundos restantes da  realização do congresso de Toronto acrescidos de doação deixada por Fields através de seu testamento.
 
A medalha Fields traz numa das faces a efígie de Arquimedes, seu nome (em grego) e a inscrição (em latim) TRANSIRE SUUM PECTUS MUNDOQUE POTIRE, que significa "superar as próprias limitações e compreender o universo". Na outra face aparece o desenho de uma esfera inscrita em um cilindro com a frase (novamente em latim): CONGREGATI EX TOTO ORBE MATHEMATICI OB SCRIPTA INSIGNIA TRIBUERE, que significa "Matemáticos de todo o mundo reunidos prestam homenagem por obras notáveis".

Referências:

2 comentários:

  1. Como fazemos para escrever-nos? E quais critérios temos que ter (além da idade)?

    ResponderExcluir
  2. Você tem que criar algo que traga alguma importância significativa para a sociedade cientifica, independente de idade.

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...