sexta-feira, 15 de abril de 2011

O enigma da E8

O enigma da E8
Cientistas decifram a mais complexa estrutura Matemática

O enigma da E8 parece ter chegado ao fim. Mais de um século após a sua invenção e 4 anos de aprofundados cálculos, o Instituto Americano de Matemática anunciou ter encontrado a solução para compreendermos esta fantástica estrutura simétrica.

Foi uma verdadeira odisseia da matemática, os quatro longos anos de cálculos dedicados ao estudo daquela que é considerada a mais complexa estrutura matemática.

Dezoito matemáticos, químicos e físicos norte-americanos e europeus passaram 4 anos e 77 horas em frente a um supercomputador para descrever uma intrincada estrutura matemática, difícil de explicar por palavras, mas finalmente 'teorizada' à luz das ciências exactas.
A E8 foi descoberta há mais de um século atrás, em 1887, e até agora ninguém pensou que esta estrutura um dia pudesse ser explicada, concretizou Jeffrey Adams da Universidade de Maryland, dos Estados Unidos. O que os cientistas tiveram de fazer foi explorar a complexa 'estrutura interna' desta verdadeira "entidade matemática".

O físico e matemático Hermann Nicolai do Albert Einstein Institute na Alemanha explicou que o trabalho desenvolvido assemelhou-se à elaboração de um plano de edifício complexo ou explorar uma antiga pirâmide para saber como esta foi construída.

O que é o enigma da E8? 


Esta estrutura geométrica (parecida com as mandalas sagradas dos monges budistas) foi inventada há mais de um século pelo matemático norueguês Sophus Lie. Neste 'círculo' perfeito, baptizado de E8, existem formas geométricas com 248 dimensões nas quais tudo 'bate certo'. Tudo o que existe na E8 é simétrico. Existem simetrias em 57 objectos dimensionais que, na sua essência, podem ser rodados de 248 maneiras sem que a sua estrutura se altere, dizem os investigadores.

No século XIX, Sophus Lie escreveu o que atualmente se denomina serem os grupos Lie, conjuntos complexos de transformações simétricas. O matemático norueguês foi responsável pela teoria do grupo contínuo de simetrias, aplicando-a à álgebra e à geometria.


Qual a importância do estudo da E8?
O enigma da E8

Os quatro anos dedicados ao cálculo de 200 mil milhões de operações não foram gastos por puro divertimento matemático.

Os cientistas acreditam que ao desvendar a enigmática estrutura simétrica inventada por Sophus Lie poder-se-à desenvolver novas aplicações direcionadass à matemática, física e química. Concretamente poderá ser um caminho para a busca da explicação para a teoria unificada da gravidade e de outras forças da Natureza.

A dimensão dos cálculos para decifrar o enigma são da mesma ordem de grandeza do projecto de sequenciação do genoma humano, que contém todas as informações genéticas e cujo tamanho é de, pelo menos, mil milhões de informações.

Refira-se que o estudo foi apresentado por David Vogan do Massachussetts Institute of Technology (MIT) com o sugestivo título "The Character Table for E8, How We Wrote Down a 453,060 x 453,060 Matrix and Found Happiness".

 
Autor das imagens: Desconecido
 
Caro leitor,
 
Qual é a sua opinão sobre este assunto?

Gostaria de acrescenta algo?

Participe, deixe seu comentário.



Referências:

Site: Ciberia
Site: Jornal de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...