  | 
|   Ângelo Siqueira | 
  
Ângelo Siqueira mostra nessa entrevista os diferenciais do curso de Matemática da Unigranrio
Ângelo  Santos Siqueira é mestre em Matemática Aplicada e Computação Científica  pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), faz doutorado em  Engenharia de Produção, com área de concentração em Pesquisa Operacional  na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele é professor da  Universidade Unigranrio, lotado na Escola de Educação, Ciências, Letras,  Artes e Humanidades, onde coordena os Cursos de Graduação e  Especialização em Matemática. Leia a entrevista que fizemos com ele para  o Portal Unigranrio.
Unigranrio - Como é o trabalho de um profissional formado nesta carreira? 
 Ângelo Siqueira - Como  professor, o matemático pode lecionar em escolas públicas ou  particulares, nos ensinos fundamental, médio ou superior. Em geral, para  esse último, necessita-se de mestrado ou doutorado. Em empresas, o  matemático pode construir modelos que simulam situações reais, a fim de  antever e prevenir problemas. Essas atividades combinam atuações em  parceria com físicos, químicos, biólogos, engenheiros, administradores,  entre outros. Ultimamente, a procura por matemáticos tem crescido,  também, junto ao mercado financeiro.
Unigranrio - Quais são as maiores dificuldades encontradas no início da carreira?
  Ângelo Siqueira - Geralmente,  não há muitas dificuldades para o Licenciado em Matemática começar a  trabalhar. Existe uma grande carência de professores de matemática para a  Educação Básica. Dentro dos Ensinos Fundamental e Médio, existe boa  parte da carga horária destinada ao ensino de matemática, o que reforça a  necessidade de profissionais qualificados e bem formados.
Unigranrio - No curso, que disciplinas os estudantes encontram? 
Ângelo Siqueira - Atualmente,  as disciplinas do Curso de Matemática da UNIGRANRIO estão reunidas em  quatro grandes grupos. O primeiro é formado por cadeiras de matemática  para a Educação Básica; já o segundo é formado por disciplinas da área  pedagógica. Quanto ao terceiro, ele é composto por cadeiras de  matemática aplicada e física. Finalmente, o último grupo tem disciplinas  de matemática pura. Existe uma relação com todas as disciplinas  oferecidas pelo curso, no site desse curso, no Portal Unigranrio.
Unigranrio - Há disciplinas que você acredita serem mais importantes para a formação do profissional? Quais e por quê? 
Ângelo Siqueira - Todas  as disciplinas têm a sua importância na formação do profissional. Para  lecionar na Educação Básica, o licenciado deve dominar assuntos como  geometria, funções, análise combinatória, trigonometria, conjuntos,  matrizes, etc. Para atuar no ensino superior, será necessário o  conhecimento de cálculo, álgebra linear, equações diferenciais, teoria  dos números, etc. E temos também as cadeiras da área pedagógica, que  desempenham um papel importantíssimo, independentemente do nível que  estejamos atuando.
Unigranrio - Quais são os desafios que os estudantes encontram nesse curso? 
Ângelo Siqueira - Para  se tornar um profissional de sucesso, o estudante necessita de  dedicação, empenho, concentração e muita força de vontade. Depois de  formado, o profissional precisa estar em constante aperfeiçoamento. Ele  ainda pode fazer cursos, participar de congressos e eventos. A  UNIGRANRIO, por exemplo, oferece os cursos de Especialização em Ensino  da Matemática e Mestrado em Ensino de Ciências na Educação Básica. 
Unigranrio - É preciso fazer estágio? Qual a importância do estágio?
Ângelo Siqueira - Sim.  Durante o curso, o estudante fará dois estágios; um destinado ao ensino  fundamental e outro para o ensino médio. É no estágio que o aluno põe  em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Para dar  suporte aos estágios, temos também cinco disciplinas de Prática Docente,  onde os alunos desenvolvem atividades com jogos matemáticos, modelagem  matemática para o ensino e história da matemática.
Unigranrio - Esta é uma carreira em ascensão no mercado de trabalho? Por quê?
  
Ângelo Siqueira - A  profissão de Professor de Matemática está em forte ascensão no mercado  de trabalho, devido à constante carência de profissionais da área. Por  outro lado, os salários são atrativos, com grande oferta de vagas para  as escolas públicas, além da rede privada que oferece remuneração  diferenciada para profissionais bem qualificados, com horário de  trabalho bem flexível. Por estas razões, acreditamos que a profissão de  Professor de Matemática ainda permanecerá em alta, por muito tempo.
Unigranrio - A carreira é idealizada? Os jovens esperam algo diferente do que encontram realmente no curso e no mercado de trabalho?
  Ângelo Siqueira - Já  houve época em que servir ao magistério era um ideal. Passamos por um  período de desvalorização da classe, mas acredito que devido à enorme  carência de professores, de uma maneira geral, possamos resgatar essa  ideologia.
O  curso possui uma matriz curricular alinhada com as necessidades do  mercado de trabalho. Para nós, é motivo de orgulho ressaltar que os  nossos ex-alunos de Matemática estão bem inseridos nesse campo de  atuação profissional.  
Unigranrio - Qual a responsabilidade social do profissional dessa carreira?
  Ângelo Siqueira- A  responsabilidade de um professor que atua na Educação Básica é enorme,  pois o estudo de qualidade talvez seja o melhor mecanismo de ascensão  social que um jovem possa ter. Sem uma boa formação, não há como  garantir, no futuro, uma boa sustentabilidade, acrescida da visão  empreendedora e de empregabilidade.
Unigranrio - Há um reconhecimento público desta carreira? Isso interfere no mercado de alguma forma?
  Ângelo Siqueira - Sim, a sociedade tem pleno reconhecimento pelo papel social do professor, embora ainda persista descaso na área governamental.
Caro leitor, qual é a parte do texto que você concorda com Prof. Ângelo  Siqueira?  E qual você discorda? Porque? 
Gostaria de acrescenta algo?
Participe, deixe seu comentário.
Referência:
Site: Noticias Unigranrio
Montagem: Mathuesmáthica