MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ensino superior de Matemática amplia campo de atuação

Ângelo Siqueira
  
Ângelo Siqueira mostra nessa entrevista os diferenciais do curso de Matemática da Unigranrio

Ângelo Santos Siqueira é mestre em Matemática Aplicada e Computação Científica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), faz doutorado em Engenharia de Produção, com área de concentração em Pesquisa Operacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele é professor da Universidade Unigranrio, lotado na Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades, onde coordena os Cursos de Graduação e Especialização em Matemática. Leia a entrevista que fizemos com ele para o Portal Unigranrio.

Unigranrio - Como é o trabalho de um profissional formado nesta carreira?

Ângelo Siqueira - Como professor, o matemático pode lecionar em escolas públicas ou particulares, nos ensinos fundamental, médio ou superior. Em geral, para esse último, necessita-se de mestrado ou doutorado. Em empresas, o matemático pode construir modelos que simulam situações reais, a fim de antever e prevenir problemas. Essas atividades combinam atuações em parceria com físicos, químicos, biólogos, engenheiros, administradores, entre outros. Ultimamente, a procura por matemáticos tem crescido, também, junto ao mercado financeiro.

Unigranrio - Quais são as maiores dificuldades encontradas no início da carreira?

Ângelo Siqueira - Geralmente, não há muitas dificuldades para o Licenciado em Matemática começar a trabalhar. Existe uma grande carência de professores de matemática para a Educação Básica. Dentro dos Ensinos Fundamental e Médio, existe boa parte da carga horária destinada ao ensino de matemática, o que reforça a necessidade de profissionais qualificados e bem formados.

Unigranrio - No curso, que disciplinas os estudantes encontram?
Ângelo Siqueira - Atualmente, as disciplinas do Curso de Matemática da UNIGRANRIO estão reunidas em quatro grandes grupos. O primeiro é formado por cadeiras de matemática para a Educação Básica; já o segundo é formado por disciplinas da área pedagógica. Quanto ao terceiro, ele é composto por cadeiras de matemática aplicada e física. Finalmente, o último grupo tem disciplinas de matemática pura. Existe uma relação com todas as disciplinas oferecidas pelo curso, no site desse curso, no Portal Unigranrio.

Unigranrio - Há disciplinas que você acredita serem mais importantes para a formação do profissional? Quais e por quê?
Ângelo Siqueira - Todas as disciplinas têm a sua importância na formação do profissional. Para lecionar na Educação Básica, o licenciado deve dominar assuntos como geometria, funções, análise combinatória, trigonometria, conjuntos, matrizes, etc. Para atuar no ensino superior, será necessário o conhecimento de cálculo, álgebra linear, equações diferenciais, teoria dos números, etc. E temos também as cadeiras da área pedagógica, que desempenham um papel importantíssimo, independentemente do nível que estejamos atuando.

Unigranrio - Quais são os desafios que os estudantes encontram nesse curso?
Ângelo Siqueira - Para se tornar um profissional de sucesso, o estudante necessita de dedicação, empenho, concentração e muita força de vontade. Depois de formado, o profissional precisa estar em constante aperfeiçoamento. Ele ainda pode fazer cursos, participar de congressos e eventos. A UNIGRANRIO, por exemplo, oferece os cursos de Especialização em Ensino da Matemática e Mestrado em Ensino de Ciências na Educação Básica.
Unigranrio - É preciso fazer estágio? Qual a importância do estágio?
Ângelo Siqueira - Sim. Durante o curso, o estudante fará dois estágios; um destinado ao ensino fundamental e outro para o ensino médio. É no estágio que o aluno põe em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Para dar suporte aos estágios, temos também cinco disciplinas de Prática Docente, onde os alunos desenvolvem atividades com jogos matemáticos, modelagem matemática para o ensino e história da matemática.

Unigranrio - Esta é uma carreira em ascensão no mercado de trabalho? Por quê?

Ângelo Siqueira - A profissão de Professor de Matemática está em forte ascensão no mercado de trabalho, devido à constante carência de profissionais da área. Por outro lado, os salários são atrativos, com grande oferta de vagas para as escolas públicas, além da rede privada que oferece remuneração diferenciada para profissionais bem qualificados, com horário de trabalho bem flexível. Por estas razões, acreditamos que a profissão de Professor de Matemática ainda permanecerá em alta, por muito tempo.

Unigranrio - A carreira é idealizada? Os jovens esperam algo diferente do que encontram realmente no curso e no mercado de trabalho?

Ângelo Siqueira - Já houve época em que servir ao magistério era um ideal. Passamos por um período de desvalorização da classe, mas acredito que devido à enorme carência de professores, de uma maneira geral, possamos resgatar essa ideologia.

O curso possui uma matriz curricular alinhada com as necessidades do mercado de trabalho. Para nós, é motivo de orgulho ressaltar que os nossos ex-alunos de Matemática estão bem inseridos nesse campo de atuação profissional.


Unigranrio - Qual a responsabilidade social do profissional dessa carreira?

Ângelo Siqueira- A responsabilidade de um professor que atua na Educação Básica é enorme, pois o estudo de qualidade talvez seja o melhor mecanismo de ascensão social que um jovem possa ter. Sem uma boa formação, não há como garantir, no futuro, uma boa sustentabilidade, acrescida da visão empreendedora e de empregabilidade.

Unigranrio - Há um reconhecimento público desta carreira? Isso interfere no mercado de alguma forma?

Ângelo Siqueira - Sim, a sociedade tem pleno reconhecimento pelo papel social do professor, embora ainda persista descaso na área governamental.




Caro leitor, qual é a parte do texto que você concorda com Prof. Ângelo Siqueira?  E qual você discorda? Porque? 

Gostaria de acrescenta algo?

Participe, deixe seu comentário.





Referência:

Site: Noticias Unigranrio
Montagem: Mathuesmáthica

Nenhum comentário:

Postar um comentário