sexta-feira, 31 de julho de 2020

Função Polinomial do 1º grau

Definição:

Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e 0.

Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.

Veja alguns exemplos de funções polinomiais do 1º grau:

f(x) = 2x - 1, onde a = 2 e b = - 1
f(x) =  x + 7, onde a = 1 e b =  7
f(x) = - x, onde a = -1 e b = 0

O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e, como veremos adiante, ele está ligado à inclinação da reta em relação ao eixo Ox

O termo constante, b, é chamado coeficiente linear da reta. Note que para x = 0, temos f(0) = a · 0 + b = b. Assim, o coeficiente linear é a ordenada do ponto em que a reta corta o eixo Oy, especificamente, sempre no ponto (0, b).

Gráfico:

O gráfico dessa função é uma reta oblíqua aos eixos Ox e OyQuando o coeficiente de x é positivo (a > 0) a função é crescente, no sentido anti-horário o ângulo entre o eixo Ox e a reta será sempre menor que 90º. Já quando o coeficiente de x é negativo (a < 0) a função é decrescente, no sentido anti-horário o ângulo entre o eixo Ox e a reta será sempre maior que 90º. 

Dica: 

Como o gráfico é uma reta, basta obter dois de seus pontos distintos e ligá-los com o auxílio de uma régua;

Um ponto da reta sempre será (0, b), então basta encontrar somente mais um outro ponto qualquer;

Se  0, então encontre o ponto f(x) = 0, ou seja, o zero da função, para isso basta resolver a equação ax + b=0 que terá como solução = {-b/a}. Logo, o outro ponto será sempre (-b/a, 0).

Exemplo:

Vamos construir o gráfico da função f(x) = 2x - 1, pelas dicas dadas, temos de imediato os seguintes pontos (0, -1) e (1/2, 0). Logo, basta localizar os pontos no plano cartesiano e traçar uma reta que passe por eles.


Prof. Mateus Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...