quinta-feira, 16 de setembro de 2010

As 10 formulas matemáticas que mudaram o mundo - 3

Fórmula de conversão de massa em energia de Einstein


É a equivalencia entre a massa e a energia dada pela expressão da teoria da relatividad de Einstein, E = mc2, indica que a massa implica uma verdadeira quantidade de energia ainda que se encontre em repouso, conceito ausente em mecânica clássica. Graças a esta equação foi possível estender a lei de conservação da energia a fenómenos como a desintegração radiactiva. 
A fórmula estabelece a relação de proporcionalidad direta entre a energia E (segundo a definição hamiltoniana) e a massa m, sendo a velocidade da luz c elevado ao quadrado a constante de dita proporcionalidade. Também indica a relação cuantitativa entre massa e energia em qualquer processo em que uma se transforma na outra, como em uma explosão nuclear. Então, E pode tomar-se como a energia libertada quando uma certa quantidade de massa m  é desintegrada, ou como a energia absorvida para criar essa mesma quantidade de massa. Em ambos casos, a energia (libertada ou absorvida) tanto faz à massa (destruída ou criada) multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz. 

Fonte da imagem: Blog Fatos Matemáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...