domingo, 5 de setembro de 2010

O Romance da Equações Algébricas

O Romance da Equações Algébricas
´O Romance da Equações Algébricas' representa algo inovador no Brasil e há de exercer duradoura influência nos métodos de ensino da Matemática em nosso País. Sem dúvida, trata-se de uma obra que será muito bem recebida por professores, alunos e aficcionados e está destinada a despertar em muitos jovens vocações até então desconhecidas para uma ciência que, ainda hoje injustificadamente, costuma ser envolta em um manto de mistério e encarada com infundado temor.

O livro possui uma suavidade tão incrível e, ao mesmo tempo, mostrando os alicerces da matemática como seres humanos cheios de ações errôneas e fazendo-nos idealizá-los como pessoas que faziam suas equações e que se enganavam e que outros viriam e agregariam valores a suas idéias. O enfoque é muito interessante levando-nos a um passeio delicioso pelas equações algébricas.

Portanto trata-se de um dos mais belos documentários sobre a história da matemática tendo como enfoque principal as equações algébricas desde a sua forma embrionária na Babilônia até aos matemáticos do início do Século 20 como George Cantor. Além de um vasto conteúdo de informaçoes técnicas este livro faz uma análise psicológica dos maiores gênios da matemática como: Nicoló Fontana, Tartaglia, Cardano, Fermat, Descartes, Newton, Euler, Gauss, Abel, Galois e outros.


Editora: Livraria da Física
Autor: Gilberto G. Garbi
Idioma Poruguês
Número de páginas: 256
Edição:
Ano: 2007
ISBN: 8588325764

2 comentários:

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...