MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sábado, 17 de abril de 2010

Geoplano

O geoplano é recurso didático-pedagógico dinâmico e manipulativo (construir, movimentar e desfazer). Contribui para explorar problemas geométricos e algébricos possibilitando a aferição de conjecturas. Além disto, o geoplano facilita o desenvolvimento das habilidades de exploração de comparação, relação, seqüência, simetria, reflexão, rotação, translação, perímetro, área e conceito de fração e suas operações.

O geoplano é um modelo matemático, uma ajuda didática, que oferece um apoio mental e uma etapa para o caminho da abstração, proporcionando uma experiência geométrica e algébrica ao estudante. O geoplano pode ser utilizado pelo professor em lugar do quadro na frente dos estudantes ou individualmente  pelos mesmos.

História

Por volta de 1960, o professor Caleb Gattegno do Instituto de Educação da Universidade de Londres, na Inglaterra, criou o geoplano. Desde então, o geoplano   passou   a   ser   usado   por   diversos   professores   para   ensinar Geometria.

Construção

Ele é formado por uma placa de madeira e pregos dispostos formando uma malha, faz   parte  também  desta  placa,   elásticos   ou   barbantes   de preferência   coloridos,   com  os   quais   podemos   prendê-los   aos   pregos desenhando e formando figuras geométricas sobre o geoplano.
O material pode ser feito por marceneiros, ou em casa, com uma base plana e  lisa. É necessário ter cuidado com as marcações   para que fiquem com as mesmas medidas. É importante ressaltar que a distância de um prego para outro, tanto na horizontal quanto na vertical, tem que ser  a mesma.

Procedimento de construção

Corte o bloco de madeira em formato retangular, e em seguida lixe-o. 
Com o auxilio da fita adesiva prenda o papel milimetrado no bloco de madeira, e marque os pontos onde deverão ser fixados os pregos, de modo que fiquem igualmente espaçados na horizontal e vertical (sugestão: 4cm x 4cm).
Introduza os pregos nos pontos marcados anteriormente.
Em seguida, retire o papel milimetrado.


Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos e tipos de malhas:

Quadrado, por exemplo, (3x3), (5x5), ou seja,   cada   lado  do geoplano tem 3 ou 5 pregos;

Isométrico (trelissado, triangular), os pregos são colocados na intersecção das linhas;

Circular, em que os pregos são dispostos de forma circular; 

Oval, em que os pregos são dispostos de forma oval.

2 comentários:

  1. (Y) .. me sirve para mi proyecto de juego didacticos =D

    ResponderExcluir