MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sexta-feira, 30 de abril de 2010

O RAPTO DO PROFESSOR DE MATEMATICA

A matemática costuma provocar reações contrárias: há os que gostam de ensinar e aprender e os que saem correndo ao se deparar com uma conta ou equação.

Neste livro de Philippe Barcinski, que estudou física antes de se formar em cinema, um professor apaixonado por matemática escreve durante uma aula o número 1,35273849827 no quadro. Minutos depois, coisas estranhas começam a acontecer: o farol da esquina entra em pane,os comerciantes se confundem com contas fáceis, os aviões param de decolar. Mas qual a relação entre a sua aula e a confusão nas ruas?

O mistério será desfeito quando o professor for raptado para o Mundo dos Números, onde descobrirá que o 1,35273849827 se sentia desprestigiado diante dos outros números, que sempre apareciam escritos por aí. Na primeira oportunidade que teve de aparecer, fugiu para usufruir um pouco mais do Mundo dos Homens, desconhecido para ele até então. No entanto,sem ele a ordem numérica se altera, e conseqüentemente, o cotidiano dos homens vira de cabeça pra baixo. O único capaz de trazer o número de volta e ajeitar a confusão é o professor.

Valendo-se de uma estrutura próxima da fábula, o autor dá vida e personalidade aos números, cujas desventuras e confusões levam o leitor a compreender que sem ela o mundo, tal como o conhecemos, não seria possível.
É uma boa maneira de mostrar que o pensamento abstrato não é um bicho-de-sete-cabeças, mas apenas uma estrutura invisível sobre a qual se sustenta o que vemos e tocamos.

EDITORA: Girafinha
AUTOR: Philippe Barcinski
ISBN: 9788599520642
IDIOMA: Português.
NÚMERO DE PÁGINAS: 48 
ANO: 2007
ACABAMENTO: Brochura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário