segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fermat, Pierre de

Fermat
Fermat, Pierre de (1601-1665)


"Encontrei um número muito grande de teoremas excessivamente lindos." 


Pierre de Fermat nasceu no seio de uma próspera família francesa, Beaumont-de-Lomagne em 17 de Agosto de 1601, foi um matemático e cientista francês. Estudou os clássicos e aprendeu latim, grego, italiano e espanhol. Um dos maiores matemáticos do século dezessete, Fermat hesitou em publicar sua obra e raramente escreveu descrições completas até para uso próprio. 

A maior parte de sua obra foi registrada em correspondências trocadas com seus amigos matemáticos Gassendi, Huygens e Mersenne. Ele foi um dos co-fundadores, junto com Descartes, da geometria analítica. Beneficiou-se lendo as obras de Viète. O livro de Fermat Ad locos planos et solidos isagoge (Introduction to plane and solid loci) continha um sistema mais direto e claro do que o La géométrie, de Descartes.    


Fermat ficou famoso por sua obra sobre a teoria dos números. Seu famoso "último teorema" não demonstrado (considerando a equação xn + yn = zn, não existem valores inteiros para x, y e z que a satisfaçam, quando n é um número inteiro maior do que 2) é conhecido por uma observação que ele colocou na margem de um livro. Após muitos matemáticos talentosos terem durante o período de cem anos falhado em demonstrá-lo, esse famoso teorema foi recentemente provado por Andrew Wiles, de Princeton. 


O nome de Fermat caiu em relativa obscuridade até o final de 1800 e foi a partir de uma edição de suas obras publicadas na virada do século que a verdadeira importância de suas realizações tornou-se clara. Além de seus trabalhos no campo da física e da teoria dos números, Fermat concebeu o conceito de que a área sob uma curva poderia ser vista como o limite das somas das áreas do retângulo (como vemos hoje) e também desenvolveu um método para encontrar os centros das formas demarcadas por curvas no plano. 


A fórmula padrão para calcular o comprimento do arco e encontrar a área de uma superfície de revolução e o teste da derivada para valores extremos das funções também são encontradas em seus trabalhos. Ele escreveu mais de 3000 artigos e notas sobre matemática; no entanto, publicou apenas uma obra. Estudou valores mínimos e máximos das funções, antecipando o cálculo diferencial, e escreveu um relato não publicado sobre seções cônicas. 


Fermat realizou grandes e significativas contribuições em tantos ramos da matemática que tem sido freqüentemente chamado de "maior matemático francês do século dezessete". Mais de 13 anos antes de Newton nascer, Fermat descobriu um método para traçar tangentes a curvas para encontrar o máximo e o mínimo. Por toda a sua obra nessas áreas, alguns matemáticos e historiadores creditam a Fermat o desenvolvimento do cálculo diferencial. 


Coube a Fermat a entronização de eixos perpendiculares, a descoberta das equações da reta e da circunferência, e as equações mais simples de elipses, parábolas e hipérboles. Por mérito, as coordenadas cartesianas deviam denominar-se coordenadas fermatianas. Além disso, por meio de correspondência trocada com Pascal, ele também ajudou a criar a base da teoria da probabilidade.

Principal obra: 

Ad locos planos et solidos isagoge.


Referência:

Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...