MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O que é Matemática?


Resumo do texto escrito pelo Prof. Valdivino Alves de Sousa


Podemos dizer que é  difícil definir em poucas palavras o que é matemática, e toda definição não conseguirá expressar o grande complexo que é  o significado da matemática; porém podemos tentar dar uma noção: A principio a palavra matemática deriva da palavra grega "matemathike" que significa "ensinamentos". A matemática é uma ciência formal (suas evidências e definições são independentes das outras ciências) que se baseia em: teoremas, e etc, para chegar a conclusões teóricas e práticas. 


Com a matemática não há nada de absurdo, é apenas uma ciência rigorosa e precisa, não tem nada de religião. Ela também pode ser vista como um sistema formal de pensamento para reconhecer, classificar e explorar padrões. A matemática como uma expressão da mente humana, ativa os reflexos, o expressar da razão e o  grande desejo pela perfeição em números, pois 2+2 = 4 e não = 5


É também chamada por muitos estudiosos de linguagem universal ( a matemática é uma linguagem porque é formada por signos representativos e  linguísticos que passam idéias e significados). Além disso, é o método mais eficiente de racionalizar a natureza e seus complexos de sentidos. Pode ser dividida em Matemática Aplicada com seus elementos básicos e a Matemática Pura. 
 


Referência:

Site: Portal da Visão Observatoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário