segunda-feira, 7 de novembro de 2011

René François Walter de Sluse

Sluse
René François Walter de Sluse (1622 - 1686) 

Cânone e matemático belga, nascido em 2 de Julho de 1622 em Visé, Principado de Liège,  atual Bélgica, conhecido por ter escrito muitos livros em matemática. Estudou na Universidade de Louvain (1638-1642) e foi então para Roma onde recebeu um grau de lei da Universidade de Sapienza (1643). Foi destinado desde cedo à carreira Eclesiástica pela sua família. Contudo, obteve o doutoramento em Direito e estudou diversos idiomas, astronomia e matemática.


Trabalhou em cálculo, depois de ter estudado os trabalhos de Cavalieri e Torricelli e, em particular, em Roma,  trabalhou na equação para o ciclóide. Tornou-se cânone na igreja (1650), e voltou para Liège. Seu conhecimento em leis ajudou-o a progredir dentro da Igreja e rapidamente ganhou posições de influência. Tornou-se membro do conselho particular do Bispo de Liège (1659) e abade de Amay (1666). 

Em virtude de suas atividades eclesiásticas seu contato com outros matemáticos foi frequentemente feito por correspondência. Através dessas muitas correspondências regulares com matemáticos da Inglaterra, França e outros países europeus, entre eles Pascal, Huygens, Wallis e Ricci, discutindo espirais, pontos de inflexão, centróides geométricos, etc. 

Aplicou as teorias de Descartes e Fermat para determinar tangentes e pontos de funções e promoveu a divulgação da geometria cartesiana e publicou um livro que se tornou bastante popular, Mesolabum (1659), sobre construções geométricas das raízes das equações. Também publicou Philosophical Transactions (1673) da Royal Society, suas notáveis descobertas (1652-1660), sobre cálculos de tangentes. 

Foi eleito Fellow da Royal Society (1674) e morreu em Liège. Porém não escreveu exclusivamente em matemática, mas em astronomia, físicas, história natural, história e assuntos teológicos conectado com o trabalho dele na igreja.





Referência:


Site: Prof 2000
Site: UAEC
Site: Wikipédia
Autor da imagem: Desconhecido
Montagem: Matheusmáthica
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...