MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

terça-feira, 15 de maio de 2012

II S.M. do Ifes/Vitória, III S.E.M.E.T. & IX E.C.E.M

II Semana de Matemática do Ifes/Vitória,
III Seminário de Educação Matemática e Educação Tecnológica
IX Encontro Capixaba de Educação Matemática

"Indissociabilidade entre educação matemática, educação tecnológica e inclusão social"

 Entre os dias 17 a 19 de maio de 2012

Apresentação:

Nas últimas décadas do século XX a Educação Matemática brasileira passou a se constituir em relevante campo de pesquisa congregando professores de matemática em todos os níveis de ensino, numa perspectiva de ampliação da concepção de formação humana, pela superação da visão fragmentária e descontextualizada do conhecimento matemático. Conforme salienta D’Ambrósio, a concepção predominante nas práticas pedagógicas ao longo do século XX apoiou-se numa visão de matemática caracterizada unicamente pelo formalismo dessa ciência, levando a pouca aplicabilidade e quase nenhuma relação com a dimensão histórico-cultural desse conhecimento milenar e que se acha presente em todos os povos e culturas. Tal fato contribuiu para tornar o conhecimento matemático em fator de exclusão educacional, aspecto prejudicial ao desenvolvimento humano, visto que a ciência matemática representa relevante papel na sociedade contemporânea.

Nessa perspectiva, a proposição deste evento com o tema “Indissociabilidade entre educação matemática, educação profissional e inclusão social” integra o conjunto de ações implementadas pelos professores pesquisadores do Ifes, com a colaboração de alunos do curso de licenciatura em matemática e professores pesquisadores de outras instituições no sentido de possibilitar a socialização do conhecimento construído em educação matemática por meio das experiências e pesquisas de professores, alunos e comunidade científica, em especial, no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem de matemática, tendo como referência a cultura e a diversidade do Estado do Espírito Santo e do Brasil.

Objetivo Geral:

Promover o intercâmbio científico-cultural pela socialização e divulgação dos trabalhos de pesquisa entre professores-pesquisadores da área de educação matemática que atuam na Educação Básica ou Educação Superior, estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFES e de outras instituições de ensino, na busca do aperfeiçoamento do conhecimento matemático.

Objetivos Específicos:
  • Contribuir com a formação inicial e continuada do professor de matemática, possibilitando uma melhoria no ensino-aprendizagem de matemática na educação básica no estado do Espírito Santo. 
  • Oferecer à comunidade científica de educação matemática do Estado do Espírito Santo e outras regiões, as condições para apresentação e discussão da produção científica nas diversas tendências em educação matemática. 
  • Discutir aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação matemática. 
  • Gerar ambientes de socialização de experiências inovadoras para as aulas de matemática.

Público Alvo:
  • Professores de matemática da educação básica e educação superior.
  • Professores que lecionam matemática na educação infantil e séries iniciais.  
  • Pesquisadores em Educação Matemática, Matemática Aplicada e Áreas Correlatas. 
  • Alunos de graduação em Matemática e pós graduação em Educação, Educação Matemática, Matemática e áreas afins.

Local: Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória.
Endereço: Avenida Vitória, 1729 - Jucutuquara. Vitória - ES 
Maiores informações em: https://sites.google.com/site/educacaomatematicaifes/home
Contato: ifesmatematica@gmail.com
Telefones: (27) 3331 2182 ou 3331 2241


Nenhum comentário:

Postar um comentário