MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sábado, 19 de junho de 2010

Galileu Galilei

Galileu
Galilei, Galileu (1564-1642) 
  
Físico, Matemático e astrônomo Italiano, nasceu na cidade de Pisa em 1564. Filho de Vicenzo Galilei, músico, desde cedo, demonstrou ser bom estudante. Sua família mudou-se para Florença em 1574 e Galileu foi educado pelos  monges  domosteiro de Camaldolese, em uma cidade vizinha e por pouco Galileo não seguiu a carreira artística. 

Em 1581, com apenas 17 anos de idade, Galileu começou a estudar Medicina na Universidade de Pisa. Seu interesse pela Medicina nunca evoluiu por ser péssimo aluno e só pensava em fazer experiências físicas (que, na época, era considerada uma ciência de sonhadores).

Finalmente, em 1585, Galileu abandonou a Medicina e começa aplicar a matemática às áreas de trabalho que desenvolvia: astronomia, física da cinemática e resistência dos materiais. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Devido ao trabalho essencial desenvolvido por Galileu nessas áreas, ele é considerado o fundador da mecânica e da física modernas. Sem recursos para freqüentar a Universidade de Pisa, foi autodidata em matemática, estudando Euclides e Arquimedes. Baseando-se nos trabalhos de Arquimedes, Galileu melhorou os conceitos e os resultados no campo da hidrostática. Em pouco tempo, tornou-se professor de matemática na Universidade de Pisa e depois na Universidade de Pádua.

Aristóteles era o único que havia descoberto algo sobre a Física, ninguém o contestava, até surgir Galileu. Foi nessa época que descobriu como fazer a balança hidrostática, que originaria o relógio de pêndulo. Em Veneza.fez observações da Via Láctea a partir de 1610 usando um telescópio construído por ele mesmo, porém, não cabe a ele o crédito da invenção do telescópio, as suas descobertas fizeram com que ele defendesse o sistema de Copérnico. Com isso efetuou extraordinárias descobertas de astronomia, entre as quais os satélites de Júpiter, as fases de Vénus, os mantanhas da Lua, as manchas do Sol.

Pressionado pela Igreja, foi para Florença, aonde concluiu com seus estudos que o Centro Planetário era o Sol e não a Terra, essa girava ao redor dele como todos os planetas. Foi condenado pela inquisição e teve que negar tudo no tribunal onde a pena foi depois comutada em residência fixa, em Arcetri. Continuou a trabalhar  apesar de ter ficado cego, assistido por muitos alunos  entre os quais Evangelista Torricelli.

Colocou em discussão muitas idéias do filósofo grego Aristóteles, entre elas o fato de que os corpos pesados caem mais rápido que os leves, com a famosa história de que havia subido na torre de Pisa e lançado dois objetos do alto. Essa história nunca foi confirmada, mas Galileu provou que objetos leves e pesados caem com a mesma velocidade. Ao sair do tribunal, disse uma frase célebre: "Epur si Muove!", traduzindo, " e com tudo ela se move ". Morreu cego e condenado pela igreja, longe do convívio público. 341 anos após a sua morte, em 1983, a mesma igreja, revendo o processo, decidiu pela sua absolvição.

Principais obras: 


Defesa contra as calúnias e imposturas de Baldessar Capra (1607);
Mensageiro celeste (1610);
Discurso sobre as coisas que estão sobre a água (1612);
História e demonstrações sobre as manchas solares (1612);
Discurso sobre o fluxo e refluxo do mar (1616);
Diálogo sobre os dois maiores sistemas (1623);
O Ensaiador (1623);
Discurso sobre duas ciências novas (1638). 



Referência:


Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário