MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sábado, 5 de junho de 2010

A garrafa de Klein

A garrafa de Klein é um objeto muito intrigante. Felix Klein, um matemático alemão (1849 – 1925) concebeu um modelo topológico representado por uma garrafa especial que tem apenas uma superfície. A garrafa de Klein tem uma parte exterior, mas não tem interior, visto passar através de si própria. Se deitássemos água num orifício, ela voltaria a sair pelo mesmo sítio.

Nesta garrafa , não se sabe o que está dentro e o que está fora. Vamos imaginar que a queríamos pintar de azul por dentro e de vermelho por fora. Isso não seria possível. Na verdade ela não tem uma borda em sítio algum. Nunca poderíamos descobrir onde terminaria o lado vermelho e começaria o lado azul.

Conhecida por suas "propriedades estranhas", a Garrafa de Klein é um objeto matemático que vivem em um espaço de quatro dimensões embora possa ser visualizado em um espaço 3D.  Portanto trata-se de uma superfície fechada sem margens e não orientável, isto é, uma superfície onde não é possível definir um “interior” e um “exterior”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário