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sexta-feira, 11 de junho de 2010

I ENEAM e o VIII ECEM


O I ENEAM – Encontro Nacional de Ensino e Aprendizagem de Matemática e o VIII ECEM – Encontro Capixaba de Educação Matemática será realizado no Centro de Educação da UFES entre os dias 24 e 26 de junho de 2010 e terá como tema “Práticas de ensino e aprendizagem de matemática: cultura e diversidade”.

Este evento está sendo promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional ES - SBEM-ES, e organizado pelo GEEM-ES - Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo.


Objetivo Geral:
Promover a socialização do conhecimento construído em educação matemática por meio das experiências e pesquisas de professores, alunos e comunidade científica, em especial, no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem de matemática, tendo como referência a cultura e a diversidade do Estado do Espírito Santo e do Brasil. Divulgar e disseminar pesquisas em educação matemática de forma geral e, em especial, aquelas realizadas por pesquisadores do Estado do Espírito Santo. Possibilitar interlocução entre pesquisadores e professores da educação básica e do ensino superior.


Objetivos Específicos:

a) Promover o intercâmbio científico-cultural entre professores da Educação Básica e Ensino Superior e estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia da UFES e de outras instituições de ensino, na busca do aperfeiçoamento do conhecimento matemático;
b) Refletir sobre práticas de ensino e de aprendizagem de matemática dentro da diversidade cultural em que as escolas estão inseridas;
c) Refletir sobre a formação e o desenvolvimento profissional frente à diversidade e cultura em que os processos de ensino e aprendizagem ocorrem;
d) Contribuir com a formação inicial e continuada do professor de matemática, possibilitando uma melhoria de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica no estado do Espírito Santo;
e) Discutir aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação matemática;
f) Gerar ambientes de socialização de experiências inovadoras para as aulas de matemática;
g) Oferecer à comunidade científica de educação matemática do Estado do Espírito Santo e outras regiões, as condições para apresentação e discussão da produção científica nas diversas tendências em educação matemática.


Público Alvo:

Estudantes de cursos de graduação em pedagogia e em licenciatura em matemática.
Professores que ensinam matemática na educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) e ensino superior.
Professores e alunos de pós-graduação em educação e em educação matemática.
Pesquisadores em educação e em educação matemática.
Gestores e outros profissionais das secretarias de educação.

Fonte: http://www.emates.com.br/eneam/apresentacao/apresentacao.asp

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