MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

segunda-feira, 31 de maio de 2010

AGRONOMIA

A origem dessa ciência está diretamente ligada a uma das mais antigas atividades humanas: a agricultura. Grandes civilizações tiveram início a partir do momento em que o homem aprendeu a cultivar a terra e abandonou a vida nômade. Assim, a agronomia é responsável pela nossa sobrevivência através do uso equilibrado e sustentável , do solo.


Hoje, graças a avanços científicos e tecnológicos, a Agronomia ocupa-se não só do estudo do solo e das sementes, mas também de todo tipo de produção vegetal, bem como da análise das relações entre a natureza e os seres vivos e os meios de produção.
O estudo do solo também compete ao agrônomo, cabendo-lhe investigar sua natureza e conservação, aplicação de adubos, preservação, fertilidade, preparação para semeadura, manejo e adequação para o cultivo de determinadas plantas. Também faz parte de suas atribuições o planejamento, a direção e a execução de serviços relativos a adubação, plantio, combate a pragas, colheita, armazenamento e industrialização de produtos alimentícios de origem vegetal ou animal.

O mercado de trabalho para esse profissional é vasto, e o agrônomo pode trabalhar em fazendas, companhias agrícolas, instituições de pesquisas, empresas de consultoria, indústrias processadoras de alimentos, produtoras de adubos e rações, órgãos de fiscalização e inspeção, cooperativas e sindicatos. O governo, no entanto, é o maior empregador desse profissional e absorve, atualmente, grande parte dos que estão atuando no mercado.

A Matemática ocupa um lugar muito importante no cotidiano dos profissionais dessa área, tanto no cálculo dos componentes químicos destinados à fertilização quanto no dimensionamento das áreas a serem cultivadas.

Referência:

Machado, Antônio dos Santos. Matemática na escola do 2º grau - Vol 3. S. Paulo: Atual, 1996

2 comentários:

  1. Sou professor de Matemática em Pernambuco, e tenho um Blog de Matemática, fazendo pesquisa na net encontrei o seu BLOG e adicionei a minha lista de favoritos, gostaria q vc fizesse o mesmo. Meu Blog é fernanloppes@blogspot.com. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Concerteza, prof Fernando
    Seja bem-vindo
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir