MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cartas a uma Jovem Matemática

Ian Stewart oferece-nos esta maravilhosa colecção de pérolas de sabedoria sobre o que fazem os matemáticos e porque o fazem. 

No livro o autor se corresponde com uma rapariga imaginária chamada Meg, partilhando as suas idéias sobre temas tão diversos como a presença da Matemática na vida quotidiana, os problemas que há séculos desafiam os melhores cérebros, o papel dos computadores na investigação moderna, a importância das demonstrações matemáticas ou a melhor forma de organizar um percurso acadêmico. Em mais do que um momento, o leitor identifica-se tanto com Meg que quase deseja seguir os seus passos na via cruciados aspirantes a matemáticos, mesmo sabendo que já nem consegue resolver uma equação de segundo grau.

Assim, o autor, conta aos leitores o que  desejava ter sabido quando era estudante. Levanta questões desde o filosófico ao prático — o que é a matemática e porque vale a pena praticá-la, a relação entre lógica e prova, o papel da beleza no pensamento matemático, o futuro da matemática, como lidar com a comunidade dos matemáticos, e muitas outras — num estilo que combina subtileza, humor e um talento especial para ir direito ao assunto.

Para os interessados pela matemática, ou para os que sentem curiosidade pela ciência em geral, este é um livro obrigatório.

Título original: LETTERS TO A YOUNG MATHEMATICIAN
Editor: Relógio D` Água 
Autor: Ian Stewart
Tradutor: Pedro Ferreira
ISBN: 9789727089215
Páginas: 166
Idioma: Português 
Número de páginas: 166
Edição/reimpressão: 2006
Capa: Brochura
Formato: Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário