MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sábado, 29 de maio de 2010

A caça- A Matemática na antiga Índia

No vale do rio de INDU da Índia em 3000 a.C a civilização HARAPAS desenvolveu os primeiros vestígios matemáticos. Embora difíceis de decifrar, os textos mais antigos parecem centrar-se em contas comerciais, PESOS e medidas, e uma especial referência é feita à técnica de construção de tijolos.
E no do período védico a geometria se manifesta na construção dos diversos altares de SACRIFÍCIO e se desenvolveu para atender às necessidades religiosas. As regras ditadas pelos videntes védicos para a construção do vedi (altar de sacrifício) e do agni (local do fogo sagrado) foram registradas nos SULBASUTRAS, onde encontramos tudo que conhecemos sobre a matemática VÉDICA. A palavra Sulbasutra deriva das palavras SULVASUTRA que significam "regras de CORDA".
Os matemáticos de Vedic tinham desenvolvido o sistema DECIMAL composto de nove sinais do número e de um zero, onde a palavra em sânscrito "SUNYA" (vazio, céu) é utilizada, como marca para o zero e foi lá que a trigonometria floresceu junto com a astronomia e a geografia.
Absoluta precisão era requerida para a eficácia dos rituais o que proporcionou a GEOMETRIA hindu a expressar-se sob três formas: teoremas geométricos explicitamente formulados, procedimentos para construção de altares de várias formas e ALGORITMOS relacionando estas duas categorias anteriores.

Encontre as palavras destacadas no texto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário