sábado, 29 de maio de 2010

A caça- A Matemática na antiga Índia

No vale do rio de INDU da Índia em 3000 a.C a civilização HARAPAS desenvolveu os primeiros vestígios matemáticos. Embora difíceis de decifrar, os textos mais antigos parecem centrar-se em contas comerciais, PESOS e medidas, e uma especial referência é feita à técnica de construção de tijolos.
E no do período védico a geometria se manifesta na construção dos diversos altares de SACRIFÍCIO e se desenvolveu para atender às necessidades religiosas. As regras ditadas pelos videntes védicos para a construção do vedi (altar de sacrifício) e do agni (local do fogo sagrado) foram registradas nos SULBASUTRAS, onde encontramos tudo que conhecemos sobre a matemática VÉDICA. A palavra Sulbasutra deriva das palavras SULVASUTRA que significam "regras de CORDA".
Os matemáticos de Vedic tinham desenvolvido o sistema DECIMAL composto de nove sinais do número e de um zero, onde a palavra em sânscrito "SUNYA" (vazio, céu) é utilizada, como marca para o zero e foi lá que a trigonometria floresceu junto com a astronomia e a geografia.
Absoluta precisão era requerida para a eficácia dos rituais o que proporcionou a GEOMETRIA hindu a expressar-se sob três formas: teoremas geométricos explicitamente formulados, procedimentos para construção de altares de várias formas e ALGORITMOS relacionando estas duas categorias anteriores.

Encontre as palavras destacadas no texto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...