quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

3. Bolo do pi "π"

Você deve se perguntando o que há de tão difícil em calcular o Pi? O problema é que estamos tratando de um número irracional, isto é que não pode ser expresso em forma de fração entre números inteiros. Se pudéssemos escrever o Pi como fração, na forma m/n, bastaria definir os números inteiros m e n e, a partir disto, determinar a periodicidade de sua representação decimal. Por exemplo, se Pi fosse igual a 22/7 (3.142857 142857 142857 ...), precisaríamos apenas achar o valor da parte inteira, 3, e o bloco 142857 que se repete indefinidamente. É verdade que existem irracionais de representação decimal previsível, e então fáceis de calcular, mas Pi é um irracional imprevisível: sua representação decimal não mostra nenhuma previsibilidade, sendo que acredita-se que seus algarismos se distribuam aleatoriamente.

Bolo do pi "π"


Se  o  ponteiro  dos minutos  de  um  relógio mede  12 centímetros,  o  número  que melhor  aproxima  a  distância  em centímetros percorrida por sua extremidade em 20 minutos é: (considere π =3,14)



Referência:

Autor da imagem: Desconhecido
Site: UFSC/Departamento de Engernaria Civil
Vestibular: Ufscar
Montagem e adaptações: Matheusmáthica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...