MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sábado, 31 de dezembro de 2011

Tese vinculando código matemático a sequência de DNA é premiada



[5/1/2011] Andréa Santos Leite da Rocha, doutora em engenharia elétrica pela Unicamp, brilhou na cerimônia de entrega do Prêmio Brasil de Engenharia 2010. A tese que ela defendeu na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), sob orientação do professor Reginaldo Palazzo Júnior, obteve o primeiro lugar na área temática “Tecnologias digitais e de comunicação” e, mais que isso, o Grande Prêmio Inovação, concedido ao melhor entre todos os trabalhos inscritos.

Instigadas pelo professor Palazzo, Andréa Rocha e a colega de doutorado Luzinete Bonani Faria desenvolveram pesquisas que levaram à descoberta de um código matemático que transcreve a sequência de DNA. Um vínculo de genomas de seres vivos com estruturas matemáticas era uma busca feita por pesquisadores americanos e europeus, visando compreender melhor a formação da vida no planeta.

A autora premiada informa que a Revista Pesquisa Fapesp já publicou os detalhes e possíveis aplicações deste trabalho, em matéria intitulada “Equações da Vida – A mesma estrutura de códigos une sequências de DNA e comunicação digital”, na sua edição de dezembro. Em entrevista à revista, Reginaldo Palazzo explicou que, no futuro, seria possível utilizar uma solução matemática para corrigir uma mutação ou um erro celular, a exemplo da falta de produção de insulina.

Segundo Andréa Rocha, artigo assinado por ela, Luzinete Faria, João Henrique Kleinschmidt (também doutor pela Unicamp), Reginaldo Palazzo e Márcio de Castro Silva Filho (professor da Esalq/USP), intitulado “DNA sequences generated by BCH codes over GF(4)”, ganhou destaque na revista Electronics Letters. “Em dezembro submetemos o trabalho, que foi aceito em três semanas e eleito o melhor artigo de fevereiro deste ano, ganhando a capa da revista”.

A pesquisadora acrescenta que outro artigo, “DNA sequences generated by Z4-linear codes”, foi aceito no IEEE Internacional Symposium, um dos eventos mais respeitados na área de engenharia, e está publicado no Information Theory Proceedings (ISIT) 2010. “Vários outros artigos estão em fase final de redação para submissão a periódicos tanto da área de engenharia quanto de bioinformática e biologia molecular. Já publicamos um artigo intitulado "Analysis of amino acid by use of error-correcting codes" no X-meeting 2010, evento internacional de bioinformática".

A tese – “Modelo de sistema de comunicações digital para o mecanismo de importação de proteínas mitocondriais através de Códigos Corretores de Erros” – rendeu à autora, além dos troféus, uma quantia em dinheiro e uma viagem a Paris com direito a acompanhante. O Prêmio Brasil de Engenharia 2010, que aconteceu no dia 14 de dezembro, foi promovido pelo Sindicato dos Engenheiros (Senge) no Distrito Federal e pelo Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e patrocínio da Petrobras.

O mesmo trabalho recebeu o Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, edição 2010, em concurso de teses promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Um cuidado tomado antes da publicação em periódicos foi o depósito de um pedido de patente provisional nos Estados Unidos, tendo Fapesp, Unicamp e USP como instituições detentoras dos direitos da descoberta.


Luiz Sugimoto
Fotos:
Divulgação
Edição das imagens:
Everaldo Silva
Andréa Rocha, doutora pela FEEC, foi a grande vendedora do Prêmio Brasil de Engenharia 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário