sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

As Relíquias da Morte de Harry Potter

No livro de "Harry Potter e as Relíquias da Morte", a Hermione ganha um livro de herança de Dumbledore que conta histórias infântis para bruxos e nessa história existem 3 irmãos que se livraram da morte e ela com raiva resolveu se vingar então ela fingiu que queria parabeniza-los dando a eles três presentes o primeiro deles escolheu a varinha das varinhas (capaz de matar a própria morte) é aquilo que divide o círculo e o triângulo,  o segundo escolheu a pedra da ressurreição (que ressucita os mortos) é o círculo e o terceiro e mais sábio deles escolheu a capa da invisibilidade (capas de ocultar as pessoas até mesmo da morte) e assim se originou o símbolo que matemáticamente é composta por um triângulo equilátero, uma circunferência inscrita nele e altura do triângulo.

As Relíquias da Morte de Harry Potter


Dado um triângulo equilátero de lado igual a 6. Calcule a sua altura e o raio da circunferência inscrita nele.




Referência:

Autores das imagens: Desconhecidos
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, Josá Nicolau. Fundamentso da Matemática Elementa 9: Geometria plana. 8ª Ed. S. Paulo: Atual, 2005.
Montagem e adaptações: Matheusmáthica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...